Imagine a seguinte situação: você recebe um e-mail informando sobre uma multa, paga para evitar problemas futuros e, logo depois, descobre que foi vítima de um golpe. Essa é a realidade atual, com um novo golpe envolvendo notificações falsas de multas que tem causado problemas para os motoristas.
De acordo com informações do site Garagem 360, golpes na internet surgem todos os dias, e os golpistas estão cada vez mais habilidosos. Um exemplo disso é o golpe da notificação de multa por e-mail.
Os golpistas enviam um e-mail ao motorista com uma suposta notificação de multa. Sabendo que os motoristas geralmente pagam as multas o mais rápido possível para evitar problemas, as vítimas acabam pagando o boleto ou o código Pix fornecido no e-mail. No entanto, esse dinheiro vai diretamente para os golpistas.
Na maioria das vezes, a pessoa nem mesmo possui uma multa, e tudo não passa de um grande engano que pode causar prejuízos financeiros e comprometer a segurança das pessoas.
Mas como saber se a notificação de multa é real ou um golpe? Normalmente, a única maneira de verificar a existência de uma notificação de multa para um determinado condutor/veículo é através do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito local.
Por exemplo, o Detran-RJ deixa claro que qualquer tentativa de comunicação eletrônica sobre infrações é um golpe, pois não há esse tipo de contato direto. Além disso, os links recebidos por e-mail podem conter vírus e malwares que danificam os equipamentos eletrônicos das vítimas.
Para saber se uma multa é real ou um golpe, acesse o site oficial do Detran local ou o aplicativo da CNH Digital e verifique se há alguma notificação real. Desconfie de notificações recebidas por e-mail, SMS ou qualquer outra forma de contato eletrônico e verifique as informações da notificação.
Por fim, se você cair em um golpe, a orientação é abrir imediatamente um Boletim de Ocorrência.