A incessante procura por abordagens efetivas para aprimorar a saúde tem motivado pesquisadores a explorarem os efeitos de bebidas naturais na prevenção e tratamento de enfermidades típicas da contemporaneidade.
Uma pesquisa, conduzida pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, apresenta informações surpreendentes sobre a capacidade de um chá, quando aliado à prática de exercícios físicos, em reduzir problemas hepáticos.
Joshua Lambert, docente de Ciência Alimentar e responsável pelo estudo, declara que o estudo emergiu a partir da preocupação crescente com a doença hepática gordurosa não alcoólica, um problema frequentemente associado à obesidade e ao diabetes tipo 2.
Qual o melhor chá para eliminar gordura no fígado?
Conforme as conclusões do estudo, o chá verde é a alternativa mais eficaz para auxiliar na remoção de gordura do fígado.
A equipe de cientistas separou os camundongos em diferentes grupos, onde um deles foi submetido a uma dieta rica em gorduras durante 16 semanas. Durante este período, eles também consumiram extrato de chá verde e praticaram exercícios físicos de maneira regular.
Os resultados obtidos foram expressivos, evidenciando uma diminuição de 75% no volume de gordura hepática, quando comparado aos roedores que não foram submetidos a este tratamento combinado.
Créditos: iStock/SITTHIPONG
O papel dos polifenóis do chá verde
A pesquisa indicou uma interação notável entre os polifenóis do chá verde e as enzimas digestivas, o que pode resultar em uma redução na absorção de gorduras.
Segundo Lambert, essa interação parece limitar a digestão de compostos alimentares, levando a uma eliminação direta de parte da gordura consumida pelo sistema digestivo, sem que seja absorvida pelo corpo.
Quais são as vantagens do chá verde?
Além de auxiliar na diminuição da gordura hepática, o estudo notou nos camundongos tratados uma possível expressão genética mais intensa ligada à criação de novas mitocôndrias, um indicativo positivo de uma metabolização mais eficiente no corpo.
Pesquisas anteriores já haviam destacado os efeitos combinados do chá verde e do exercício físico na promoção da saúde cardiovascular e na perda de peso.
É importante ressaltar, contudo, que os experimentos foram conduzidos em roedores, e estudos em humanos ainda são necessários para confirmar a eficácia dessa combinação. Lambert recomenda prudência na inclusão do chá verde na dieta, mas sugere que ele pode ser um aliado quando combinado a um estilo de vida ativo.
Como sempre, é recomendável consultar um profissional de saúde antes de fazer quaisquer mudanças significativas na dieta ou no programa de exercícios.
Afinal, quais são os sintomas de quem tem gordura no fígado?
Os sintomas da esteatose hepática podem variar, mas incluem cansaço, dor abdominal no lado direito, inchaço abdominal, perda de peso inexplicada e fadiga.
No entanto, muitas pessoas com gordura no fígado podem não apresentar sintomas claros.
Por isso, exames médicos regulares são fundamentais para detectar essa condição precocemente e iniciar o tratamento adequado.