Na segunda-feira (1º de abril de 2024), a Livraria Cultura comunicou o encerramento permanente de sua loja no Conjunto Nacional, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. A loja acumula dívidas de aluguel desde 2020, totalizando mais de R$ 15 milhões.
“Durante os últimos 3 anos, estivemos em discussões construtivas com o proprietário sobre o valor do aluguel, buscando um acordo que nos permitisse continuar operando nesse local icônico”, disse a empresa em comunicado. “Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes”, completou.
Em maio de 2021, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deu sinal verde para o plano de recuperação judicial da Cultura. No entanto, em 22 de fevereiro do ano corrente, a livraria teve seu pedido para interromper uma ordem de despejo de sua unidade na Avenida Paulista negado pelo ministro Raul Araújo.
Segundo Araújo, o processo de falência da empresa não pode significar “uma blindagem patrimonial” frente aos credores. “Nessa linha, o juízo da recuperação judicial não deve permitir proteção desmedida à empresa, impondo o ônus da reestruturação exclusivamente aos credores que há muito aguardam a satisfação de seus créditos”, escreveu na decisão.
Anteriormente, uma decisão judicial havia determinado o fechamento da loja. No entanto, em junho de 2023, a anulação de uma ordem de falência permitiu que a loja no Conjunto Nacional fosse reaberta.
Leia a íntegra da nota da Livraria Cultura:
“Durante os últimos 3 anos, estivemos em discussões construtivas com o proprietário sobre o valor do aluguel, buscando um acordo que nos permitisse continuar operando nesse local icônico.
“Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes. O cenário atual do mercado, especialmente acentuado pelas mudanças no comportamento do consumidor, consolidadas durante a pandemia, tornou a manutenção de uma livraria de grande porte como a nossa neste local desafiadora.
“Como resultado, e com vistas à sustentabilidade de nossas operações, foi inevitável tomar a difícil decisão de procurar um novo espaço que se adapte melhor às demandas e realidades atuais do mercado editorial e varejista.
“É importante ressaltar que a Livraria Cultura está comprometida em continuar servindo à comunidade de leitores de São Paulo e do Brasil como um todo. Estamos trabalhando em novas estratégias e oportunidades que em breve anunciaremos, visando continuar nossa missão de promover a cultura e o acesso ao conhecimento.”