Um avião ultraleve que decolou do aeroclube de São José, localizado na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina, na tarde de quarta-feira (3), está desaparecido. A Força Aérea Brasileira (FAB) está conduzindo operações de busca na área nesta quinta-feira (4), conforme informações da CNN.
Segundo a FAB, a aeronave, registrada sob a matrícula PU-VRB, tinha como destino o aeroclube de Videira, também situado na Grande Florianópolis. O aeroclube identificou o piloto como Mauro Ribeiro, mas não há detalhes sobre a presença de passageiros.
As operações de busca, coordenadas pelo SALVAERO Curitiba, começaram na madrugada desta quinta-feira (4), com o emprego da aeronave SC-105 Amazonas, pertencente ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV), acionada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
Nota do Cenipa
Investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Canoas (RS), foram acionados, nesta quinta-feira (04/04), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-VRB, no município Ponte Alta do Norte (SC).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Acompanhe o andamento da investigação pelo Painel SIPAER do CENIPA:
Em breve, a ocorrência de matrícula PU-VRB, no município Ponte Alta do Norte (SC), estará disponível para consulta no Painel SIPAER.
Por oportuno, cabe esclarecer que, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), é mediante a emissão e a publicação do Relatório Final que o CENIPA, autoridade de investigação do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), se pronuncia sobre os resultados de suas investigações.
A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
Sobre o Painel SIPAER:
O Painel SIPAER é uma ferramenta on-line do CENIPA, disponível para toda a sociedade, que permite a visualização de dados sobre as ocorrências aeronáuticas da Aviação Civil Brasileira, constantes nos últimos dez anos.
Os dados são atualizados diariamente e exibidos em forma de gráficos e tabelas, que podem ser dinamicamente modificados conforme filtros de pesquisas aplicados pelo próprio usuário.
Para consultar o Panorama da Aviação Civil Brasileira nos últimos 10 anos, realizar comparações de cenários ou verificar as recomendações emitidas pelo Centro, acesse o Painel SIPAER, disponível no site do CENIPA, ou no link: https://painelsipaer.cenipa.fab.mil.br.
Acompanhe também o andamento de uma ocorrência aeronáutica ao clicar no menu “Ocorrências”, digitando, em um dos campos, a matrícula da aeronave, data ou Estado.
O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.