Aproximadamente 30 passageiros da Silversea Cruises ficaram doentes devido a um surto de doença gastrointestinal. O “Centros de Controle e Prevenção de Doenças” (CDC), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, relatou que 28 dos 633 convidados e um tripulante do navio Silver Nova apresentaram sintomas durante uma viagem que teve início em 31 de março. O principal sintoma foi diarreia.
A agência de saúde classificou o agente causador do surto como desconhecido. A Silversea informou os hóspedes e a tripulação sobre o surto por meio de anúncios e incentivou a prática de “boa higiene das mãos”. Além disso, a empresa de turismo isolou os doentes e implementou medidas reforçadas de limpeza e desinfecção.
O cruzeiro teve início no Peru e está previsto para terminar na Flórida nesta terça-feira (16), de acordo com o CruiseMapper.
Essa notícia surge após cerca de 100 passageiros da Holland America Line adoecerem devido a um surto de norovírus no início deste ano. O CDC registrou 14 surtos em navios de cruzeiro que atingiram o limite de notificação pública em 2023, um número maior do que qualquer período entre 2017 e 2019. O norovírus foi identificado como o agente causador em todos esses surtos, exceto um.
Embora o vírus esteja frequentemente associado a cruzeiros, Ben Lopman, professor de epidemiologia da Universidade Emory, afirmou ao tabloide USA TODAY no ano passado que os cruzeiros representam apenas uma “pequena minoria” dos surtos de norovírus. A maioria dos casos ocorre em ambientes de saúde, como lares de idosos.