Um tornado atingiu a zona rural do município de São Martinho da Serra, no interior do Rio Grande do Sul, e moradores registraram o fenômeno em vídeo neste sábado. Felizmente, não houve feridos. De acordo com o MetSul, o tornado ocorreu durante um período de instabilidade atmosférica, com a passagem de uma frente fria que provocou fortes chuvas na região. A meteorologista Estael Sias explicou que as condições eram favoráveis à formação de tornados.
AGORA: veja imagens de tornado que atinge RS pic.twitter.com/qFiQAznLKb
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) April 29, 2024
“Quando uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, está atuando e há o avanço de uma frente fria, cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados.Por isso, na esmagadora maioria das vezes em que tornados foram registrados no Rio Grande do Sul havia a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera.”, disse ela ao MetSul.
A presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento forte entre 1000 e 1500 metros de altitude, contribuiu para a formação do tornado. Na maioria das vezes em que tornados foram registrados no Rio Grande do Sul, essa corrente de jato estava presente.
A Defesa Civil gaúcha relatou que o município sofreu com uma tempestade de chuvas associadas a vento, causando danos materiais na rede elétrica. Atualmente, todo o estado está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para tempestades. Na porção sul do território gaúcho, onde fica São Martinho, o alerta emitido foi da cor laranja, indicando “Perigo”.
Em algumas cidades, os acumulados de chuva no sábado superaram os 100 mm, como em Quaraí (170,8 mm) e Pedro Osório (113,6 mm). Capão Do Leão e Arroio Grande também registraram volumes significativos de chuva. Em Arroio Grande, pelo menos 18 pessoas ficaram desalojadas.