Nesta segunda-feira (22), militares sul-coreanos relataram que a Coreia do Norte lançou mísseis balísticos de curto alcance em direção ao mar de sua costa leste. O Japão também emitiu um alerta por meio de sua guarda costeira, confirmando os lançamentos.
De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o Norte lançou o que se suspeita ser “vários mísseis balísticos de curto alcance” a partir de sua capital, Pyongyang. Esses mísseis percorreram cerca de 300 km e caíram no mar.
Esses lançamentos ocorrem após a Coreia do Sul informar que seu principal oficial militar, o almirante Kim Myung-soo, se reuniu com o comandante do Comando Espacial dos EUA, general Stephen Whiting, para discutir o desenvolvimento de satélites de reconhecimento norte-coreanos e a crescente cooperação militar entre Pyongyang e Moscou.
Na semana passada, a Coreia do Norte anunciou que havia disparado um míssil de cruzeiro estratégico para testar uma grande ogiva.
Além disso, no início de abril, o país lançou um novo míssil hipersônico de alcance intermediário como parte de seu desenvolvimento de combustível sólido, sob a supervisão de seu líder, Kim Jong-un.