O Ministério da Saúde em Alagoas confirmou o primeiro óbito decorrente de dengue, ocorrido em Atalaia. Embora o relatório oficial não forneça detalhes sobre a vítima, a prefeitura local informou à equipe do g1 AL nesta terça-feira (26) que se tratava do jovem jogador de futebol João Leonardo, de 19 anos.
Jogador João Leonardo nasceu em Atalaia e defendeu o ASA no Sub-20 — Foto: Arquivo pessoal
Durante sua internação, João teve amostras de sangue coletadas para análise no Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL), a fim de confirmar a infecção pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Natural de Atalaia, João teve passagens pelas equipes do ASA e do CSE nas categorias de base do Campeonato Alagoano. Após apresentar sintomas graves de dengue, foi admitido no Hospital Geral do Estado (HGE), mas, lamentavelmente, não resistiu.
Os casos de dengue em Alagoas têm aumentado significativamente. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o estado já registrou 3.045 casos suspeitos neste ano, dos quais 1.557 foram confirmados. Este número representa mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior, que contabilizou 1.325 casos suspeitos e 822 confirmados.
Além disso, há investigações em curso sobre sete mortes suspeitas relacionadas à doença em diversos municípios:
- Maceió (2)
- Arapiraca (1)
- Jequiá da Praia (1)
- Marechal Deodoro (1)
- Santana do Mundaú (1)
- União dos Palmares (1)
Com informações de G1