O Japão está investigando duas mortes e mais de 100 hospitalizações possivelmente relacionadas ao uso de um suplemento para o colesterol, conhecido como beni koji.
Segundo a agência de notícias AP, um representante do Ministério da Saúde japonês alertou para a possibilidade de mais vítimas nos próximos dias e recomendou que as pessoas interrompam o consumo de qualquer produto contendo beni koji, especialmente aquelas com problemas de saúde, como rins frágeis.
A Kobayashi Pharmaceutical retirou do mercado os produtos contendo arroz vermelho fermentado, um ingrediente associado às reclamações de problemas renais por parte dos consumidores. Esses produtos, que não requeriam prescrição médica, eram fabricados por meio da fermentação do arroz cozido no vapor com fungos alimentares.
Além dos suplementos, mais de 40 produtos de outras empresas que continham beni koji, como pasta de missô, biscoitos e molho de vinagre, foram recolhidos. Embora todos os produtos fossem fabricados no Japão, não está claro se alguma das matérias-primas foi importada.
Embora recalls de suplementos de saúde importados já tenham ocorrido antes, este é o primeiro grande recall de um suplemento produzido internamente, de acordo com relatos da mídia japonesa.
O beni koji é um suplemento feito de arroz fermentado com o fungo Monascus, uma técnica tradicional na culinária asiática. No Japão, é conhecido por sua versatilidade e sabor característico, sendo usado em diversos pratos, desde molhos até bebidas.
Além do sabor, o beni koji é reconhecido por seus potenciais benefícios à saúde, incluindo a redução do colesterol, embora pesquisas médicas alertem para o risco de danos aos órgãos, dependendo da composição química.
Com informações de Catraca Livre