Em meio à alta de demissões sem justa causa em um período instável da economia mundial, o Seguro-Desemprego passa a ser um benefício ainda mais relevante para o trabalhador brasileiro. Agora, a solicitação deste auxílio financeiro destinado a trabalhadores com carteira assinada ou ao Jovem Aprendiz, também pode ser realizado pela internet.
Como solicitar o seguro desemprego online?
A solicitação do benefício, que inicialmente deveria ser feita pessoalmente pelo trabalhador, agora está ao alcance de um clique. O auxílio, que varia conforme o tempo trabalhado, pode ser depositado de forma contínua ou alternada e é calculado considerando a média dos salários dos três últimos meses de trabalho.
Também é importante ressaltar que o auxílio é destinado diretamente ao trabalhador, mas pode ser pago a seus dependentes nas seguintes situações: morte do segurado, doença grave, moléstia contagiosa ou impossibilidade de locomoção, ausência civil e beneficiário preso.
Quem é elegível ao seguro-desemprego?
Para ser elegível ao Seguro-Desemprego, o trabalhador deve primeiro ter sido demitido sem justa causa e atender aos seguintes requisitos:
- Estar desempregado ao requerer o benefício;
- Não ter outra fonte de renda suficiente para sua manutenção e de sua família;
- Não estar recebendo qualquer benefício previdenciário de prestação continuada;
- Ter recebido salários de pessoa jurídica ou física nos últimos meses de trabalho.
Ainda, são beneficiados pelo Seguro-desemprego os Bolsistas de Qualificação Profissional, Empregados Domésticos, Pescadores Artesanais e Trabalhadores Resgatados, mediante o cumprimento de requisitos específicos.
Qual é o prazo da solicitação do seguro-desemprego?
O prazo para a solicitação do Seguro-desemprego é do 7º ao 120º dia para o trabalhador formal, e do 7º ao 90º dia para o Empregado Doméstico, Pescador Artesanal e Trabalhador Resgatado.
Para realizar a solicitação online, o trabalhador deve baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu celular e criar uma conta no Governo Digital. Em seguida, deve autorizar a utilização de seus dados pessoais, acessar a aba “Benefícios”, selecionar “Seguro-Desemprego”, depois “Solicitar” e preencher as informações solicitadas.