• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Quebra unilateral de acordo deixa advogados brasileiros em situação de incerteza em Portugal

Por Terra Brasil Notícias
23/mar/2024
Em Geral, Mundo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Reprodução.

O rompimento unilateral pela Ordem de Portugal (OA) do acordo de reciprocidade para facilitar o trabalho de advogados em ambos os países jogou cerca de 60 profissionais no limbo.

Eles se reuniram para reivindicar uma decisão sobre os seus pedidos de inscrição na Ordem dos Advogados, que, de acordo com eles, permanecem indefinidos.

Leia Também

Novo alerta do banco afeta quem está em busca de atendimento

CPF no Serasa pode trazer consequências que você não espera

5 motos elétricas que dispensam a necessidade de CNH para andar

Os profissionais asseguram que o novo estatuto, institucionalizando o rompimento, entrará em vigor no dia 1º de abril e, com isso, os pedidos feitos anteriormente perderão efeito.

— Cerca 60 advogados fizeram a inscrição, mas permanecem em uma situação onde não existe decisão e apoio de ambos os lados — disse o advogado Laurenir César Xavier.

O fim do acordo foi anunciado pela Ordem dos Advogados em cinco de julho de 2023, como mostrou o Portugal Giro. Porém, novas inscrições seriam aceitas até 31 de julho, com agendamento em Lisboa e sem agendamento no Porto, segundo informou a advogada Selma Maia Prado:

— Ficamos no limbo. Há informações de que alguns conseguiram a inscrição depois do final do acordo, com supostos agendamentos. E outros, com agendamento ou não, não conseguiram concretizar suas inscrições.

O grupo de advogados brasileiros está sendo representado por profissionais portugueses e pela organização sem fins lucrativos Associação dos Advogados Estrangeiros em Portugal (AAEP).

Segundo disse ao Portugal Giro a presidente da AAEP, Kissila Vale, o tratamento dado pela OA aos advogados brasileiros foi desequilibrado e o problema ficou concentrado no Porto.

— Advogados que entregaram a inscrição em Lisboa tiveram seus pedidos acatados, enquanto os que entregaram no Porto tiveram o pedido negado. Por que os processos de Lisboa foram aceitos e os do Porto não? — questiona Vale, acrescentando:

— O que o Conselho Geral da OA alega é que estes profissionais entraram em Lisboa porque tinham agendamento, mas o Porto não fazia agendamentos.

A presidente da AAEP também esclarece que, no entendimento jurídico, as inscrições deveriam ser aceitas até que o rompimento seja oficial no dia 1º de abril. Há profissionais que fizeram a requisição depois do fim de julho.

A advogada Camilla Vilhena diz que fez seu pedido de inscrição no Porto cinco dias depois do anúncio do fim do acordo. Ela conta que se organizou administrativa e financeiramente, junto com dois colegas do escritório, para ir em busca da carreira internacional em Portugal.

— Nos organizamos com antecedência para deixar o escritório em boas mãos, com prazos e audiências cobertos por outros colegas. Nada foi feito no escuro, não imaginávamos que as coisas se desenrolariam desta forma — disse ela, acrescentando que foi surpreendida pela decisão unilateral:

— Não tínhamos notícias do que estava ocorrendo entre os presidentes das ordens (…) Nos programamos e estávamos com tudo pronto desde o final de junho de 2023, porque a lei estava em vigor, o acordo não havia sido rompido. Nossa passagem comprada para oito de julho, hotel reservado, advogado que nos deu consultoria para a procedimento pago e tudo organizado com antecedência.

Os representantes da AAEP já foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carrero, para tratar de assuntos referentes ao fim do acordo e, segundo Vale, tentar uma mediação entre os conselhos das ordens.

A associação também entrou com uma ação conjunta na Justiça contra a OA devido ao rompimento unilateral.

Segundo Vale explicou, a presidente da Ordem de Portugal, Fernanda de Almeida Pinheiro, teria recebido um comunicado da Ordem dos Advogados do Brasil, que pediu atenção para o problema.

Procurada pelo blog, a assessoria de imprensa da OA ainda não respondeu.

Com informações do O Globo.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Veja como é a cela que Robinho em que Robinho está na cadeia

PRÓXIMO

Tragédia: Peão de rodeio morre eletrocutado enquanto utilizava celular conectado à tomada

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se