foto: Agência Brasil
Em uma entrevista à Rádio Itatiaia na manhã desta quarta-feira (27), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que o governo federal planeja apresentar na próxima semana uma proposta para estabelecer um “mercado secundário” de títulos imobiliários. Haddad explicou que essa iniciativa, similar ao que já ocorre no exterior, visa liberar espaço nos balanços dos bancos, permitindo-lhes financiar mais imóveis.
“No Brasil, não temos um mercado de crédito tão desenvolvido quanto nos países desenvolvidos. Lá fora, um recebível garantido por um imóvel é facilmente negociado no mercado. Por exemplo, se um banco vende uma casa a prazo com garantia do imóvel, esse ativo do banco é rapidamente negociado em um mercado secundário nos países desenvolvidos, não ficando retido no balanço do banco. Assim, o banco pode então financiar outro imóvel. Vamos implementar medidas na próxima semana para destravar esse mercado imobiliário”, explicou Haddad.
O ministro ressaltou que vê um grande potencial de crescimento na economia brasileira por meio do setor da construção civil. Ele afirmou que o texto da proposta foi elaborado em colaboração com representantes do setor e que o “novo produto” foi recebido com entusiasmo.Haddad destacou que essa novidade trará benefícios especialmente para a classe média e trabalhadores. “Portanto, acredito que a classe média e os trabalhadores terão boas notícias para comemorar em um futuro próximo com a implementação dessa medida, possivelmente no início de abril”, concluiu o ministro.
Gazeta Brasil