Na última sexta-feira, 15, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, revelou a implementação de um novo plano de aquisição de bitcoin pelo país. Segundo o plano, a nação adquirirá uma unidade da criptomoeda diariamente, sem um prazo específico para encerrar os investimentos no ativo.
O anúncio foi feito pelo presidente em uma publicação no X, anteriormente conhecido como Twitter. Ele também compartilhou a primeira compra da criptomoeda como parte do novo programa, denominado “um bitcoin por dia”. Apesar de ser uma novidade anunciada, Bukele destacou que estava executando essa estratégia desde novembro de 2022.
O presidente de El Salvador disse ainda que vai “continuar comprando até que o bitcoin se torne caro demais para ser adquirido com moedas fiduciárias”, indicando que o programa deverá ter uma vida longa, sem planos para ser encerrado no curto prazo.
Outra novidade do novo programa é que as unidades da criptomoeda adquiridas estão sendo agora enviadas diretamente para a nova carteira física usada por El Salvador para armezenar seus ativos digitais. A nova estratégia também foi anunciada por Bukele na semana passada.
Em outra uma publicação no X, Bukele informou que o governo do país decidiu transferir “a maior parte” das unidades de bitcoin que El Salvador possui para uma “cold wallet”, ou carteira fria, em tradução. O termo se refere a carteiras físicas de criptomoedas.
Bukele revelou ainda que a carteira utilizada para armazenar os ativos será mantida dentro de um cofre físico no próprio território nacional. De forma descontraída, ele mencionou que este é o primeiro “cofrinho” de bitcoin de El Salvador. No total, foram transferidas 5 mil unidades da criptomoeda.
Levando em conta a atual cotação da moeda digital, a referida carteira detém um valor equivalente a US$ 340 milhões (R$ 1,7 bilhão, na cotação atual) em ativos. Essa transferência ratifica uma afirmação anterior de Bukele de que o país possui muito mais bitcoin do que o valor publicamente estimado pelo mercado. Dados disponíveis indicavam que o país possuía pelo menos 2 mil unidades da criptomoeda, adquiridas em 2021.
O presidente acrescentou que, além desse montante, El Salvador também detém atualmente bitcoins provenientes de iniciativas como um programa de pagamento na criptomoeda para obtenção de cidadania, receitas geradas pela conversão do ativo em dólares em estabelecimentos locais, rendimentos provenientes da mineração de bitcoin e receitas geradas por serviços governamentais.
Com informações de Exame