Dirigir ou simplesmente estar no trânsito em grandes centros urbanos pode expor as pessoas ao risco de ataques criminosos, especialmente em locais como a capital paulista. Para ajudar a evitar essas situações, o UOL Carros reuniu orientações de especialistas em segurança. Aqui estão 10 erros a serem evitados:
- Não reagir ou negociar com assaltantes: Ao ser abordado por criminosos, nunca reaja. É fundamental priorizar a própria segurança e entregar os pertences sem hesitação.
- Ficar dentro do carro em via pública: Ao entrar no veículo, trave as portas imediatamente e parta o quanto antes. Evite permanecer parado em locais vulneráveis por muito tempo.
- Desatenção antes do embarque e desembarque: Antes de estacionar, observe o entorno do veículo. Se perceber algo suspeito, evite se aproximar. A mesma precaução deve ser tomada ao sair.
- Deixar o veículo ligado com crianças dentro: Mesmo por breves momentos, não deixe o carro ligado com as portas destravadas e ocupantes dentro, especialmente crianças. Isso pode atrair criminosos.
- Deixar objetos visíveis dentro do carro: Evite deixar objetos à vista no interior do veículo, pois isso pode atrair a atenção de criminosos em busca de oportunidades.
- Oferecer ajuda a pane mecânica: Evite parar para ajudar estranhos em situações de pane mecânica, especialmente em locais ermos. Chame as autoridades ou um serviço de resgate.
- Rodar com portas destravadas e vidros abertos: Certifique-se de que as portas estejam sempre trancadas e os vidros fechados enquanto estiver dirigindo, reduzindo o risco de abordagens.
- Aceitar ajuda mecânica de estranhos: Desconfie de estranhos que oferecem ajuda mecânica inesperada. Chame um serviço de socorro confiável e pare em locais iluminados para pedir auxílio.
- Demonstrar distração no semáforo: Permaneça atento ao redor e evite distrações ao parar em semáforos, lombadas ou locais onde seja necessário reduzir a velocidade.
- Abrir as portas a distância: Abra as portas apenas no momento de entrada e, ao estacionar, tranque-as imediatamente e saia rapidamente do veículo.
Seguir essas dicas pode ajudar a reduzir o risco de ser vítima de crimes enquanto dirige ou estaciona o carro.
Com informações do UOL.