Foto: Reprodução.
O mundo da música caipira está de luto com a triste notícia do falecimento de Sebastião da Silva, conhecido nacionalmente como Caim. Ele formou uma das duplas mais icônicas desse gênero ao lado de Abel. Aqui estão os detalhes sobre a vida e a carreira desse talentoso artista:
- Carreira Brilhante: Caim e Abel venceram um concurso nacional de violeiros na década de 1960, organizado por Geraldo Meirelles. Essa vitória catapultou a dupla para o estrelato e os tornou referências na música caipira brasileira.
- Infância e Paixão Pela Música: Nascido em 20 de janeiro de 1944 na cidade de Monte Azul Paulista, Caim mudou-se para Marília ainda na infância. Desde pequeno, ele cantava e, na adolescência, além de interpretar as principais composições de música caipira e moda de viola, aprendeu a profissão de sapateiro.
- Influência Duradoura: Ao lado de seu parceiro José Vieira (Abel), Caim influenciou gerações de artistas do universo sertanejo e caipira. Seu legado é sentido até hoje, com músicos como Daniel, Leonardo e a dupla Zezé di Camargo e Luciano reconhecendo sua importância.
- Carreira Solo e Legado: Após a morte de José Vieira (Abel) em 2011, Caim continuou sua carreira com o projeto “Caim e Amigos”. Além da música, ele também se envolveu na política, sendo eleito vereador na Câmara Municipal de Marília entre os anos de 1993 e 1996. Além disso, trabalhou como radialista e apresentador de programa de auditório.
- Despedida e Reconhecimento: O velório do cantor está sendo realizado na sala 6 do Velório Municipal em Marília, e o sepultamento está previsto para acontecer às 17h desta sexta-feira, no Cemitério da Saudade. O prefeito de Marília, Daniel Alonso, emitiu uma nota de pesar, destacando a importância de Caim na música brasileira: “Caim é uma das personalidades que ajudaram a construir este amor que milhões de brasileiros têm pela autêntica música raiz, por isso a sua voz permanecerá viva na nossa alma, na alma de todo o nosso Brasil”.
A música caipira perdeu um de seus grandes ícones, mas a memória e a influência de Caim continuarão a ecoar nas melodias e nos corações dos amantes desse gênero tão especial.
Com informações de Jornal Social.