foto: reprodução
A SpaceX lançou com sucesso nesta quinta-feira (14) o Starship, considerado o maior foguete do mundo, nos Estados Unidos. Essa foi a terceira tentativa da empresa norte-americana, após as missões de abril e novembro de 2023 acabarem em explosões logo após a decolagem.
O voo de teste não tripulado decolou às 10h26 da Starbase, porto espacial da companhia em Boca Chica, no Texas, alcançando uma velocidade de 28.160 km/h.
Após 2 minutos e 50 segundos de decolagem, o foguete completou a separação do propulsor Super Heavy, que caiu no Golfo do México. Os motores Ship 28, então, foram acionados para impulsionar a espaçonave para fazer sua trajetória suborbital sobre o planeta.
“Os motores Raptor da Starship foram acionados durante a separação em estágio quente. O Super Heavy está executando a manobra”, disse a empresa.
O plano original previa que a nave seguiria sua trajetória, que deveria durar cerca de 1 hora, até pousar com a ajuda de paraquedas no Oceano Índico, a 35 km da costa do Havaí, próximo à ilha de Kauai.
Contudo, o foguete perdeu contato com os controladores e não foi possível confirmar se houve o pouso. Ainda assim, essa foi a vigem mais longa do Starship até agora.
Super foguete
A Nasa, agência espacial americana, escolheu a espaçonave Starship para levar astronautas à Lua – em uma missão chamada Artemis III – pela primeira vez desde o fim do programa Apollo, em 1972.
Com 120 metros de altura, o Starship pertence à categoria de lançadores superpesados, capazes de transportar uma carga maior que 100 toneladas em órbita. Sua potência de decolagem deve ser mais que o dobro do lendário Saturno V – 111 metros -, foguete do famoso programa lunar Apollo.
A Starship consiste em uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta a equipe e a carga, localizada em cima do propulsor em primeiro estágio Super Heavy, com cerca de 70 metros