Um vídeo capturou a formação de uma nuvem incomum conhecida como ‘Scud Cloud’ sobre o aeroporto de Chapecó, a principal cidade do Oeste de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (21). Pouco depois da filmagem, a cidade enfrentou um temporal que resultou em queda de árvores.
De acordo com a Defesa Civil, esse fenômeno não desencadeia condições climáticas extremas, e não é precursor de tornado ou tromba d’água. Essas nuvens não têm a característica de rotação e normalmente se destacam do restante da tempestade, conforme explicou o órgão.
IMPRESSIONANTE: imagens mostram formação de núvem com formato 'assustador' em SC pic.twitter.com/PSYVjLMTuP
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) March 21, 2024
O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, explicou que a formação desse fenômeno foi influenciada pelo contraste de temperaturas observado no estado durante o dia. Isso se deve à mudança da massa de ar quente, que tem prevalecido e causado altas temperaturas nos últimos dias, para uma frente fria.
“Não se trata de um tornado. Faltam os sinais de rotação e ventos fortes para ser classificado como tal”, afirmou.
Em virtude da abrupta mudança climática, a Defesa Civil emitiu um comunicado de alerta na quarta-feira (20), advertindo sobre a possibilidade de temporais com ventos superiores a 80 km/h em Santa Catarina.
O delegado e piloto do Serviço Aeropolicial de Fronteira (Saer), Albert Silveira, foi quem registrou o vídeo. Ele estava no galpão da Polícia Civil quando avistou a nuvem e capturou o momento, por volta das 7h30. Cerca de uma hora depois, a cidade enfrentou uma forte chuva.
Com informações de G1