Um relato médico surpreendente se espalhou rapidamente pelas redes sociais depois que vídeos foram compartilhados no TikTok. Um residente da Louisiana (EUA) passou por uma experiência dramática quando desenvolveu uma infecção sanguínea grave, entrou em coma e foi declarado com morte cerebral após tentar remover um pelo encravado na virilha.
O paciente, identificado apenas como Steven, foi diagnosticado com sepse como resultado dessa infecção no final de 2022, conforme relatado por sua irmã, Michelle, em vídeos postados neste mês, que acumularam 20 milhões de visualizações.
A sepse é uma resposta extrema do sistema imunológico a uma infecção, conhecida como “assassino silencioso”, pois pode desencadear rapidamente complicações graves, como falência de órgãos e, se não tratada a tempo, morte.
O choque séptico levou Steven a enfrentar uma série de complicações graves, incluindo coágulos sanguíneos, pneumonia, falência de órgãos e síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
Os médicos descobriram que a infecção bacteriana atingiu gravemente o coração de Steven, impossibilitando uma cirurgia devido à gravidade de sua condição. Ele foi submetido à intubação e colocado em coma induzido na tentativa de permitir que seu corpo se recuperasse.
Michelle revelou que os médicos diagnosticaram Steven com morte cerebral, dando-lhe apenas 4% de chance de sobrevivência.
Entretanto, após um mês de intensos procedimentos e tratamentos, Steven milagrosamente saiu do coma sem danos cerebrais, quase totalmente recuperado da situação crítica causada por um simples pelo encravado.
A sepse é considerada a terceira principal causa de morte em hospitais nos EUA, levando quase 270 mil vidas a cada ano. Cada hora sem tratamento para um paciente com sepse aumenta o risco de morte entre 4 e 9%.
Com informações de Extra/Globo