Nesta terça-feira, 12, Greta Thunberg e outros ativistas ambientais foram retirados à força da entrada do Parlamento da Suécia pela polícia, após bloquearem o prédio em protesto contra a demora das autoridades em abordar a questão das mudanças climáticas.
Two police officers lifted Greta Thunberg and dragged her some 20 meters from the door she had been obstructing at the Swedish parliament before putting her down on the ground https://t.co/PHlMuYB07A pic.twitter.com/AyDLVwFFMq
— Reuters (@Reuters) March 12, 2024
Dois policiais removeram a jovem sueca, arrastando-a por 20 metros antes de colocá-la no chão e imobilizá-la. A manifestação havia iniciado no dia anterior.
Este episódio marca mais uma detenção para Greta, que já foi acusada em julho de 2023 por desobedecer a uma ordem policial durante um protesto no porto de Malmo, no sul da Suécia. Dois meses antes, ela foi condenada e multada pela mesma infração. Em outubro, Greta foi presa pela polícia inglesa em um protesto contra a indústria de petróleo e gás. No mesmo ano, também foi detida pela polícia na Noruega e na Alemanha.
Em fevereiro, um tribunal britânico a absolveu das acusações de ofensa à ordem pública relacionadas ao protesto em Londres.
Com informações de VEJA