O benefício de viagem gratuita ou com desconto para pessoas idosas pertence aos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos que tenham renda de até dois salários mínimos. Esta medida permite que eles realizem viagens interestaduais de ônibus sem custos, ou com um abatimento de 50% no valor das passagens. Para ser elegível a tal vantagem, é necessária a emissão da Carteira do Idoso.
O que é a Carteira do Idoso?
A Carteira do Idoso é um documento de comprovação de baixa renda, que garante ao titular o acesso a transporte interestadual gratuitamente, limitado a duas poltronas por veículo, ou com meio ingresso, ou seja, 50% de desconto. Esse documento, além de possuir as informações de identificação pessoal do titular, tem um QR Code para verificação de validade. Vale ressaltar que, se a pessoa idosa consegue comprovar sua renda, não precisa emitir o documento, pois seu comprovante de renda até 2 salários mínimos e a identidade já garantem o benefício.
Leia Mais: Conheça o Auxílio por Incapacidade Temporária do INSS e Seus Critérios! Veja;
Quais os principais benefícios da Carteira do Idoso?
A Carteira do Idoso assegura inúmeros benefícios à população sênior, tais como:
- Preferência em filas de atendimento em estabelecimentos públicos e privados;
- Acesso a passagens de ônibus gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais;
- Atendimento prioritário em órgãos públicos;
- Isenção ou redução nas taxas de inscrição em concursos públicos;
- Preferência em programas habitacionais, como o programa Minha Casa, Minha Vida;
- Descontos em eventos culturais, esportivos e de lazer em determinadas cidades.
Cabe lembrar que é necessário se informar sobre a legislação local para se inteirar dos direitos e benefícios disponíveis para os idosos em sua região.
Quem tem direito a Carteira do Idoso?
Se a pessoa idosa optar pela emissão da carteira, deve apresentar, além da idade comprovada de 60 anos ou mais e renda de até 2 salários mínimos, inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. Caso ainda não tenha feito o cadastro, a orientação é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Leia Mais: Descubra Agora: Você Está entre os Contemplados pelo Programa Pé-de-Meia do MEC? Veja;
Como solicitar a Carteira do Idoso pela internet?
A carteira pode ser feita de forma online, no site carteiraidoso.cidadania.gov.br. Após o login no portal gov.br, o próprio site encaminha o solicitante para a seção de emissão da carteira. Ali, serão requeridas a autorização para o uso dos dados pessoais e a conferência dos mesmos. Depois disso, a carteira estará pronta para impressão ou para ser salva no computador ou celular do usuário.
Com esses passos simples e diretos, os idosos podem emitir a Carteira do Idoso de maneira rápida e prática, assegurando assim, o acesso a seus direitos.