Wanessa Camargo fez uma nova aparição em uma plataforma online, pela segunda vez, após sua saída do BBB 24. Em um vídeo postado no Instagram, a cantora pede desculpas pelos seus comportamentos em relação a Davi Brito e argumenta que suas ações estão inseridas no contexto do racismo estrutural.
“Hoje eu entendo que algumas das minhas falas e comportamentos dentro da casa do BBB em relação ao Davi se enquadram no racismo estrutural, que está tão enraizado na nossa sociedade, dentro de nós, pessoas privilegiadas. A gente acaba praticando sem perceber, sem se dar conta do quanto isso afeta a população já tão machucada e discriminada por séculos”, afirmou a ex-sister.
Em vídeo divulgado, Wanessa Camargo admite racismo no BBB 24 e se desculpa com participante pic.twitter.com/9moQhFcp0r
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) March 12, 2024
Ela afirmou também que muitas vezes as pessoas manifestam comportamentos racistas “sem se dar conta” da extensão do impacto que isso causa em diversas pessoas que foram alvo de discriminação ao longo dos séculos. Além disso, aproveitou a ocasião para oferecer suas desculpas a Davi.
“Devo sim um pedido de desculpas ao Davi e, consequentemente, à sua família e a todas as pessoas negras que se sentiram machucadas e ofendidas. Me desculpem do fundo do meu coração”, disse Wanessa.
A cantora afirmou ainda que quer aprender mais sobre o assunto e se tornar uma pessoa antirracista.
Confira o depoimento de Wanessa na íntegra:
“Como falei no vídeo anterior, precisei tirar esse tempinho para assimilar tudo que tem acontecido na minha vida nesses últimos dias e foi muito bom, porque o tempo se encarrega de colocar tudo no seu devido lugar. Ele vai deixando as coisas mais nítidas, inclusive nossos pensamentos.
Eu não tenho medo de me olhar no espelho, reconhecer, aprender, e por isso eu estou aqui, porque hoje eu entendo que algumas das minhas falas e comportamentos dentro da casa do BBB em relação ao Davi se enquadram no racismo estrutural, que está tão enraizado na nossa sociedade, dentro de nós, pessoas privilegiadas. A gente acaba praticando sem perceber, sem se dar conta do quanto isso afeta a população já tão machucada e discriminada por séculos!
E devo sim um pedido de desculpas ao Davi e, consequentemente, à sua família e a todas as pessoas negras que se sentiram machucadas e ofendidas. Me desculpem do fundo do meu coração. Eu quero deixar registrado também que a conversa e o aprendizado sobre esse tema não se encerram por aqui.
Eu quero aprender e conhecer, me tornar antirracista e assim contribuir para uma sociedade muito mais justa, consciente e igualitária para todos nós. Obrigada pela escuta, pelo carinho de vocês e até breve!”
Com informações de Metrópoles