foto: divulgação
Atuação estratégica dos poderes Legislativo e Executivo tem sido inovadora na busca de melhorias para a cidade
Em uma gestão eficiente – e respeitando a independência entre os poderes Legislativo e Executivo -, o presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, o vereador Ticiano, e o prefeito Guti têm trabalhado em conjunto para otimizar recursos públicos e, assim, atender às necessidades prioritárias da comunidade.
“Os poderes são independentes, mas eles podem e devem ser harmônicos pelo bem da cidade”, afirmou Tici, como é conhecido no meio político. “Em 2023, primeiro ano de meu mandato como presidente da Câmara, nósdevolvemos aos cofres municipais um recurso significativo. E essa devolução foi feita de maneira estratégica, mirando solucionar problemas que a Prefeitura, sozinha, não consegue resolver”, explicou.
Foi o que ocorreu, por exemplo, quando o presidente Ticiano economizou R$ 10 milhões em projetos internos da Câmara e, em acordo político costurado com o prefeito Guti, destinou a verba à Prefeitura para que fosse usada na saúde, contemplando os hospitais Stella Maris e Jesus, José e Maria.
A ação estratégica de parceria foi vista, também, na tramitação de projetos importantes para o município elaborados pelo Executivo. Ticiano pautou os textos e deu celeridade ao andamento das votações, como nos seguintes projetos: passe livre os idosos acima de 60 anos; a criação do 7º Conselho Tutelar da cidade; aprovação de orçamento para obras de saneamento, infraestrutura e habitação; programa de anistia para quem tinha dívidas com a Prefeitura; e liberação de área para moradia popular no Lavras; entre outros.
“A união de esforços entre o Legislativo e o Executivo resulta em benefícios tangíveis para nossa cidade. Opresidente Ticiano é jovem e tem feito um grande trabalho à frente da Câmara, nos ajudando a construir uma Guarulhos melhor”, disse o prefeito Guti.
Quem é o braço forte do prefeito na Câmara?
Ticiano tem se destacado na política local, apesar da pouca idade. Já no primeiro mandato como vereador (foi o segundo candidato mais votado da cidade), venceu uma batalha de bastidores, derrubou o candidato do PT e o coronelismo de outro adversário para ser eleito presidente da Câmara.
Sua trajetória política é marcada por uma série de passos estratégicos e compromissos com a comunidade. Após passagens de destaque no Detran-SP e como secretário adjunto de Trânsito e Transportes, Tici decidiu se candidatar a vereador para poder seguir contribuindo como servidor público. Os resultados de seu trabalho – seja no Executivo, seja no Legislativo – refletem não apenas sua habilidade política, mas também seu compromisso com uma abordagem participativa e inclusiva.
Ticiano está ao lado de Guti em todos os grandes projetos do Executivo, como o fim do rodízio de água; o programa Viva Baquirivu, que vai acabar com as enchentes nos bairros do entorno do Rio; as tratativas para a chegada do Metrô; o novo hospital infanto-juvenil, no Taboão; o programa que trocou 100% das lâmpadas da cidade por LED; o programa Cata Treco; os Ecopontos, os Pet Parks e a conclusão do Trevo de Bonsucesso.