Desde a última sexta-feira (15/3), os cidadãos brasileiros estão autorizados a realizar gratuitamente a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao ano base 2023. Porém, com o início desse período, golpistas têm se aproveitado para criar falsos sites e aplicativos, alertou o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).
Para evitar cair em golpes, o CTIR Gov orienta os contribuintes a baixarem apenas o aplicativo disponível no site oficial da Receita Federal e a utilizarem exclusivamente essa página para realizar suas declarações. O aplicativo oficial pode ser encontrado nos links disponibilizados para dispositivos Android e iOS, enquanto o site oficial está acessível clicando aqui.
Todas as informações sobre o Imposto de Renda devem ser buscadas no endereço oficial da Receita Federal do Brasil, disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.
O aplicativo oficial não apenas permite acompanhar a declaração, mas também oferece acesso à situação de cada contribuinte em diversos sistemas da Receita Federal, como CPF, processos em andamento, agendamentos, pedidos de restituição, entre outros. Além disso, é possível visualizar notícias, vídeos institucionais, aplicativos e a localização geográfica das unidades da Receita Federal em todo o país.
O prazo para a entrega da declaração é até o dia 31 de maio. Aqueles que não o fizerem dentro desse período estarão sujeitos à Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).
Para fazer a declaração on-line, os contribuintes devem acessar o sistema ou baixar o programa, preencher as informações necessárias e enviar à Receita Federal. Se não for possível realizar a declaração on-line, é possível baixar o programa e instalá-lo no computador. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da Receita Federal.
Os valores arrecadados com o Imposto de Renda contribuem para o desenvolvimento do Brasil, financiando serviços públicos essenciais como saúde, educação e segurança. Para saber quem tem obrigatoriedade de fazer a declaração, consulte as informações disponíveis no site da Receita Federal.
Com informações da Agência Gov.