Na quarta-feira (20/3), durante a sessão solene em homenagem aos 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, os parlamentares federais Paulo Bilynskyj (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Coronel Meira (PL-PE) protagonizaram uma manifestação. Exibindo uma faixa com os dizeres “44 anos de corrupção, ‘parabéns’”, os deputados foram alvo de vaias por parte da audiência e, em meio a gritos de “sem anistia” e “ladrão de joias”, em alusão às recentes investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PT), optaram por se retirar do recinto.
CONFUSÃO: parlamentares de direita protestam em aniversário do PT e são retirados de sessão na Câmara pic.twitter.com/jPZePvueIk
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) March 20, 2024
Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal que presidia a sessão, solicitou que os parlamentares que não demonstrassem respeito à democracia deixassem o local. A polícia legislativa interveio para dispersar a confusão e evitar possíveis confrontos entre os militantes presentes e os deputados dissidentes, que se retiraram do plenário.
“Sob minha condução, não!”, afirmou a deputada. “Afastem-se, ninguém toca em deputado, mas os deputados não permanecerão desonrando o parlamento. Ou se comportam como deputados, ou se retiram.”