Foto: Divulgação
Construção do complexo fabril onde funcionava a planta da Ford, em Camaçari, marca um novo capítulo na indústria nacional e promete impulsionar a economia do Nordeste
A BYD deu início à construção da sua primeira fábrica de carros elétricos no Brasil, em Camaçari, na Bahia. A cerimônia de lançamento da obra nesta terça-feira (5) contou com a presença do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, do conselheiro especial da companhia, Alexandre Baldy, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades.
A fábrica será construída do zero em uma área de 4,6 milhões de m², com investimento estimado em R$ 3 bilhões. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada para 150 mil veículos por ano na primeira fase. A BYD estima gerar 10 mil empregos diretos e indiretos durante a construção e operação da fábrica.
Modelos a serem fabricados
Na primeira fase, a fábrica produzirá os modelos BYD Dolphin, BYD Song Plus, BYD Yuan Plus e BYD Dolphin Mini. A produção nacional permitirá preços mais competitivos para os consumidores brasileiros.
Lançado no Brasil na última quarta-feira (28) por R$ 115.800, o Dolphin Mini registrou 7.600 unidades comercializadas apenas nos primeiros dias após o lançamento, recorde na história dos veículos elétricos no país.
Em fevereiro, a BYD confirmou sua liderança com 2.523 carros elétricos vendidos, representando 69,8% do segmento. A empresa também liderou o mercado de híbridos com 1.900 unidades vendidas.