Foto: Reprodução.
Realizar uma viagem é uma experiência que encanta a todos, mas os custos envolvidos, especialmente com passagens aéreas e hospedagem, podem ser um desafio. Para contornar essa questão, muitos viajantes optam por economizar com antecedência ou explorar programas de milhas, como fez o brasiliense Vinícius Santos.
Nos últimos anos, Vinícius realizou o sonho de dar a volta ao mundo utilizando milhas. Sua jornada o levou da capital federal à África (Etiópia), Oriente Médio (Catar), Ásia (Tailândia e Indonésia), Oceania (Austrália) e América do Sul (Chile), em um roteiro que durou 35 dias.
Em entrevista ao Metrópoles, Vinícius compartilhou que a ideia surgiu após descobrir programas de milhas nacionais e internacionais de diversas companhias aéreas. Embora já tivesse aproveitado viagens com esse recurso, ele decidiu aprofundar seus conhecimentos para otimizar o uso do serviço.
“Há cerca de um ano, meu parceiro e eu decidimos nos planejar para uma viagem de volta ao mundo. Mas pensamos em torná-la mais confortável, já que visitaríamos destinos muito distantes por um longo período”, explicou Vinícius.
Descobrir que era possível viajar em classe executiva e até mesmo de primeira classe por meio de milhas motivou o brasiliense a desenvolver estratégias para tornar sua viagem financeiramente viável. Foi assim que a aventura começou a se concretizar.
Uso estratégico para acumular milhas
Embora o uso do cartão de crédito e a emissão de passagens aéreas sejam formas comuns de acumular pontos, Vinícius revelou ao portal que há outras maneiras de juntar milhas em compras do dia a dia.
“Eu sempre adotei essa estratégia, utilizando programas de recompensas e parcerias com companhias aéreas, como transporte por aplicativo, delivery de comida, compras em supermercados online e até pedidos em farmácias. Isso me permitiu acumular muitas milhas”, compartilhou o viajante.
No entanto, ele enfrentou desafios, pois as companhias aéreas disponibilizam poucos assentos para emissão de passagens por milhas. Encontrar disponibilidade de trechos nas datas desejadas exigiu muita pesquisa e contato telefônico.
Destino mais surpreendente
Questionado sobre o destino mais inusitado que visitou com o uso de milhas, Vinícius destacou Bali, na Indonésia. “A ilha possui uma mistura de belezas encantadoras, sejam elas naturais, culturais e espirituais”.
Além das praias deslumbrantes, o viajante elogiou a culinária local e a hospitalidade dos moradores. Ele também ficou surpreso com o custo acessível da ilha, que não requer visto para brasileiros. “É um destino econômico para nós, brasileiros”.
Memórias inesquecíveis
Para Vinícius, cada viagem é uma oportunidade de criar memórias inesquecíveis. Sua experiência na Tailândia foi especialmente marcante, abrindo seus olhos para um mundo novo.
“Há templos, feiras de comida de rua, pratos exóticos, shoppings, festas, praias cinematográficas, construções históricas e hotéis maravilhosos a preços acessíveis. Diferente do Brasil, o país é seguro, pois os crimes em áreas turísticas são raros. Com certeza, essa foi a experiência mais memorável”, compartilhou.
Destinos vantajosos para explorar com milhas Vinícius recomenda países da América do Sul, Caribe e Estados Unidos como destinos vantajosos para explorar com milhas. “Há muitas opções de voos saindo do Brasil, com diversas companhias e a um custo muito menor em comparação com a Europa ou Ásia”.
“Tudo é questão de hábito e prática” Segundo Vinícius, muitas pessoas acham difícil acumular e utilizar milhas, mas tudo é uma questão de hábito e prática. “Quando você descobre as possibilidades que as milhas oferecem, está mais próximo de realizar suas viagens dos sonhos com economia”.
Dicas valiosas Vinícius compartilhou cinco dicas valiosas para quem deseja maximizar o uso de milhas em viagens:
- Planeje e defina seu destino com antecedência;
- Escolha programas de fidelidade (nacionais e internacionais) com boas parcerias para acumular pontos;
- Aproveite as promoções de compras e transferências bonificadas para otimizar o acúmulo de milhas;
- Use o cartão de crédito em compras para acumular pontos;
- Acumule milhas com gastos do dia a dia, como transporte por aplicativo, compras em supermercados online e pedidos em farmácias.
Com informações do Metrópoles.