A Procuradoria da República da França concedeu autorização para a cremação do corpo de Maria Rita Bispo dos Santos, conforme informado pelo Consulado do Brasil em Paris, nesta segunda-feira (11/3). A brasileira de 43 anos foi descoberta sem vida em 13 de janeiro em um hotel na capital francesa.
O irmão de Maria Rita, o policial militar Anderson Bispo dos Santos Santana, afirmou à RFI que está em contato com uma agência funerária na França para dar seguimento ao processo de cremação.
Anderson iniciou uma campanha virtual para arrecadar fundos e viabilizar o transporte do corpo da irmã para o Brasil. Os custos de traslado totalizam aproximadamente R$ 35 mil, conforme informado pelo próprio PM. Caso a opção fosse pela cremação, esse montante seria reduzido para cerca de R$ 18 mil.
Em 13 de janeiro deste ano, a polícia francesa foi acionada após uma camareira de um hotel em Paris encontrar o corpo de uma mulher com um corte profundo no pescoço. A vítima foi identificada como Maria Rita Bispo dos Santos, brasileira, de 43 anos.
As investigações sobre o homicídio da brasileira revelaram uma rede de tráfico de drogas entre o Brasil e a França. Duas mulheres, que admitiram ter atuado como mulas (transportando drogas no próprio corpo), foram indiciadas e detidas poucos dias após a descoberta do corpo de Maria Rita em Paris.
O principal suspeito do assassinato, supostamente ligado à rede de tráfico, encontra-se foragido, conforme indicaram fontes que acompanham o caso.
Com informações de RFI