REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Elogiada por sua atuação como a Inácia de Renascer, Edvana Carvalho se atrapalhou durante uma participação no Encontro com Patrícia Poeta desta quinta-feira (7) e acabou soltando um palavrão ao vivo na Globo. Em vez de falar “fogão”, a atriz falou que sua personagem usa o “c*zão” de José Inocêncio (Marcos Palmeira) para cozinhar. Ela se corrigiu rapidamente.
A gafe ocorreu durante uma visita de Tati Machado à cozinha cenográfica que Inácia utiliza em cenas da novela das nove da Globo. A repórter pediu para que a atriz fizesse um tour pelo cenário, para mostrar curiosidades da produção.
“A cozinha é o santuário da Inácia. Acho que José Inocêncio manda da sala para fora, na fazenda inteira, menos na cozinha. Cozinha é um lugar de afeto, de aconchego, onde a gente se reúne, se alimenta”, discursou Edvana.
“Então, aqui na cozinha de Inácia tem sempre um pezinho de arruda, pra espantar mau olhado. Ela tem essas folhinhas que são comestíveis, enquanto eu tô fazendo uma cena ou outra, preparando uma comida, eu uso. Folha de louro, tem de tudo”, continuou a atriz.
Edvana surpreendeu Patrícia ao revelar que alguns dos alimentos espalhados pela cozinha são de mentira. “Os ovos são cenográficos, mas daqui a pouco chegam os de verdade. Aqui vai ficar cheio de hortifruti, tudo florido. E é de verdade, José Inocêncio é agrofloresta”, discursou.
“E tem compostagem também! Na cozinha da Inácia a gente faz compostagem… Os legumes, as verduras, as frutas, a gente põe aqui as cascas para depois reutilizar.”
“Temos o fogão a lenha, que a gente usa para uma comida mais primorosa. Mas, no dia a dia, Inácia usa o c*zão… O fogão a gás mesmo”, se corrigiu a veterana, que rapidamente mudou o tema. “Tá sendo uma experiência maravilhosa.”
A atriz e poetisa ainda falou sobre a importância de viver uma personagem baiana no horário mais nobre da televisão brasileira. “Pra mim é uma honra poder representar minhas tias, a minha mãe, as minhas avós”, valorizou a artista, que nasceu em Salvador.
“E saber que tem muitas mulheres no Brasil que se identificam com a Inácia, que é uma guerreira, uma mulher de pura sabedoria e com um coração tão maternal, tão grande é esse amor que ela tem por todos que passam aqui pela cozinha dela.”
Confira a gafe de Edvana Carvalho no Encontro: