foto: Reprodução SBT
Paulo Mathias foi pego de surpresa ao descobrir um nódulo na tireoide na manhã desta sexta-feira (22). O apresentador do programa Chega Mais se prontificou a realizar um ultrassom ao vivo durante o programa matinal do SBT, onde o médico identificou um pequeno cisto na glândula do jornalista. “O que o senhor está dizendo? Estou em pânico”, declarou ele ao especialista.
O Chega Mais decidiu abordar o câncer na tireoide como tema médico do dia. Um dos procedimentos diagnósticos mais comuns utilizados pelos médicos é o ultrassom local, que é relativamente simples e não invasivo. Para demonstrar o quão tranquilo é o exame, o especialista convidado, Antonio Rahal, trouxe um aparelho portátil para realizar a técnica ao vivo.
“Tudo começa com um exame muito simples, que é a ultrassonografia. Paulo, por vontade própria, vai fazer aqui, de verdade. É um exame genuíno, com diagnóstico”, afirmou Regina Volpato, que compartilha a apresentação da atração com Mathias.
O jornalista se preparou rapidamente para o exame, deitou-se no sofá e aplicou um gel no pescoço para facilitar a visualização da tireoide. “É um exame simples”, assegurou o médico.
O especialista começou a mostrar tranquilamente a glândula do apresentador, até que se deparou com um cisto inesperado. “Eu encontrei aqui um pequeno nódulo nele, fique tranquilo, Paulo”, disse Rahal, tentando confortá-lo imediatamente.
“Ai, meu Deus!”, exclamou Regina. “Paulo está parecendo o Chaves agora, tendo um surto”, acrescentou a cantora Luiza, que também foi convidada do Chega Mais. “Pelo que vemos aqui, é um nódulo pequeno. Vou medir para te dar mais informações”, analisou o especialista.
“Está tudo bem com a agulha aqui, doutor?”, brincou Regina. “O pessoal quer que eu enfie a agulha no seu pescoço, hein?”, brincou o médico. Ele explicou, então, que se tratava de um nódulo pequeno e misto, sólido e cístico, com classificação T-RADS 3.
No entanto, os apresentadores não entenderam os termos técnicos e pediram uma explicação mais clara. “Doutor, o que o senhor está dizendo? Estou em pânico!”, confessou Paulo Mathias. “Sim, por favor, nos diga se está tudo bem…”, pediu Michelle Barros.
O médico, no entanto, deu uma boa notícia ao jornalista. “A probabilidade de esse nódulo ser maligno é inferior a 5%”, assegurou Rahal. “É um nódulo com características benignas, não há necessidade de punção. Mas é aconselhável fazer ultrassom anualmente para acompanhamento”, recomendou.
Notícias da TV