Foto: Reprodução.
Neste sábado (30), a chuva retornou a várias cidades do Espírito Santo, incluindo a Região Sul, onde, há uma semana, 13 municípios foram devastados por enchentes e enxurradas, resultando em pelo menos 20 mortes e deixando milhares de pessoas desabrigadas. Granizo foi registrado novamente, e as ruas ficaram alagadas. Na Grande Vitória, diversos bairros enfrentaram alagamentos, com moradores isolados.
Na Região Metropolitana de Vitória, a chuva chegou com força, acompanhada de ventania e granizo em Cariacica. Em Jardim América, uma das principais avenidas ficou submersa. O temporal começou por volta das 16h. Na região do terminal e próximo à Estação Ferroviária, também houve pontos de alagamento.
Em Vitória, áreas como Enseada do Suá, Bento Ferreira e Maruípe sofreram com alagamentos, e uma rua se transformou em um verdadeiro rio (veja acima).
Em Viana, a entrada do bairro Marcílio de Noronha, pela BR-101, voltou a ficar debaixo d’água. Na entrada do bairro Areinha (veja abaixo), um carro teve suas rodas cobertas e ficou parado no meio do alagamento.
A chuva com granizo também atingiu cidades da Grande Vitória, causando transtornos nas ruas.
Região Sul também enfrentou chuvas
No centro de São José do Calçado, no Caparaó, uma das cidades que está em situação de emergência devido ao temporal ocorrido em 22 de março, houve registros de ruas alagadas. A chuva começou por volta das 14h e não durou muito.
Em Mimoso do Sul, outra cidade bastante afetada pelo temporal da semana anterior, também houve chuva fraca, mas que não atrapalhou os trabalhos de limpeza.
Em Cachoeiro de Itapemirim, o dia estava quente e abafado. No entanto, após o meio-dia, o tempo mudou, e nuvens carregadas chegaram à cidade. Com a chuva, ventos fortes e granizo foram registrados.
A funcionária pública Mirian Viana, moradora do bairro Zumbi, relatou que o temporal começou por volta das 14h. “O céu escureceu rapidamente, e, de repente, começou a chuva de granizo. Minha mãe ficou emocionada, pois fazia muito tempo que ela não via granizo. Eu filmei da janela, mas também estava com medo por causa da tempestade.”
De acordo com a prefeitura, a chuva de granizo também atingiu os bairros Otto Marins, Amarelo e Guandu. Até o momento, a Defesa Civil não foi acionada para atender ocorrências.
Na cidade de Muqui, no Sul do estado, várias áreas ficaram alagadas. O prefeito informou que o nível do rio não subiu. O vídeo mostra água escorrendo de uma encosta e inundando ruas no bairro São Pedro. A Defesa Civil da cidade afirmou que a água não invadiu casas, mas ainda não tem a quantidade exata de chuva em 20 minutos de intensa precipitação.
Com informações do G1.