• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 7 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Anderson Torres pede ao STF geolocalização de comandantes para descredibilizar depoimentos

Por Terra Brasil Notícias
21/mar/2024
Em Geral, Justiça, STF
Reprodução

Reprodução

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, fez uma solicitação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para obter acesso aos registros de entrada nos palácios da Alvorada e do Planalto, além dos dados de geolocalização do seu telefone, do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-comandante do Exército, Freire Gomes, e do ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior.

O propósito desse requerimento pela defesa de Torres é confrontar as declarações dadas pelos militares em depoimentos à Polícia Federal, nas quais afirmaram que ele teria atuado como “suporte jurídico” na elaboração de uma suposta minuta golpista apresentada em reuniões na presença de Bolsonaro e seus aliados.

Na petição, assinada pelo advogado Eumar Novacki, também é solicitado que seja permitido um novo depoimento de Torres, assim como uma confrontação com os oficiais, caso as supostas contradições não sejam esclarecidas.

Leia Também

Truque com folhas de louro que afasta pragas e atrai sorte

Mudança inesperada nas regras de aluguel pode favorecer você!

Criminosos usavam potes de creme de cabelo para traficar drogas!

Em conversas privadas, o ex-ministro da Justiça tem afirmado ter encontrado Freire Gomes e Baptista Junior apenas uma vez no Alvorada, onde teria apenas cumprimentado os militares que estavam lá para encontrar Bolsonaro.

Conforme reportagem do jornal O GLOBO, tanto o então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, quanto o então comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, confirmaram aos investigadores a presença de Torres em pelo menos uma dessas reuniões.

Freire Gomes contou que o ex-ministro atuava “explanando o suporte jurídico para as medidas que poderiam ser adotadas”. Em janeiro do ano passado, foi apreendida na casa dele uma minuta de um decreto que tinha o objetivo de instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mudar o resultado das eleições presidenciais realizadas em 2022.

Já Baptista Junior relatou que Torres chegou a participar de uma reunião em que os comandantes das Forças, e que na ocasião ele buscou “pontuar aspectos jurídicos que dariam suporte às medidas de exceção (GLO e Estado de Defesa”. Segundo o militar, o ex-ministro tinha como papel assessor o ex-presidente durante a reunião “em relação às medidas jurídicas que o poder Executivo poderia adotar no cenário discutido”.

Na semana passada, depois que Moraes revelou os depoimentos prestados, a defesa de Torres reafirmou que ele não participou das reuniões onde foram discutidas ‘medidas antidemocráticas’.

“O ex-ministro da Justiça, citado de modo genérico e vago por duas testemunhas, esclarece que houve grande equívoco nos depoimentos prestados. Nesse sentido, vai requerer nova oitiva e eventual acareação, além de outras providências necessárias à elucidação do caso. Anderson Torres mantém sua postura cooperativa com as investigações e seu compromisso inegociável com a democracia”, informou Novacki, em nota.

Com informações de O Globo/PAOLLA SERRA

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Na delação de Lessa, ele afasta motivos que foram explorados pela esquerda para usar eleitoralmente: “Disputa imobiliária”

PRÓXIMO

Lira afirma que PF prefere ação que dê mídia e não quer trocar tiro com bandido

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se