Uma falha de sistema atingiu o McDonald’s, resultando no fechamento de lojas e na interrupção dos pedidos online e pelo aplicativo em países como Austrália, Japão, Hong Kong e Reino Unido.
“Estamos cientes de uma interrupção tecnológica, que afetou nossos restaurantes; o problema está sendo resolvido agora”, disse a sede do McDonald’s (MCD) em um comunicado à CNN Internacional nesta sexta-feira (15).
“Agradecemos aos clientes pela paciência e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado. Notavelmente, o problema não está relacionado a um evento de cibersegurança”.
A CNN procurou a empresa no Brasil e a companhia informou que a operação brasileira não foi afetada.
No exterior, o McDonald’s não deu mais detalhes sobre a causa ou a extensão geográfica da interrupção, e a CNN Internacional não conseguiu confirmar imediatamente relatos de que os restaurantes nos Estados Unidos também foram afetados.
O McDonald’s Japão disse em uma postagem na sexta-feira: “Muitas lojas em todo o país suspenderam temporariamente as operações.”
No Reino Unido, Maria Avram, funcionária de um restaurante do McDonald’s em Londres, informou à CNN Internacional que ocorreu uma falha no sistema entre 6h e 7h, horário local, resultando na necessidade da equipe de receber pedidos pessoalmente e transmitir manualmente os pedidos aos colegas na cozinha.
Um representante do McDonald’s na Austrália comunicou à CNN Internacional que os restaurantes em todo o país foram impactados pela interrupção.
Além disso, foram registradas dificuldades em Hong Kong e Taiwan.
O McDonald’s Hong Kong disse no Facebook: “Devido a uma falha no sistema de computador, os pedidos pelo aplicativo móvel e os quiosques de autoatendimento não estão funcionando. Por favor, faça o pedido diretamente no balcão do restaurante.”
O serviço de entrega do McDonald’s em Taiwan disse em seu site: “O sistema está em manutenção, e os serviços de pedidos online e por telefone estão temporariamente suspensos.”
A TVBS, emissora de Taiwan, relatou que alguns restaurantes do McDonald’s em Taiwan, incluindo o serviço de entrega McDelivery, estavam temporariamente impossibilitados de processar transações devido a problemas de conexão com a internet. O McDonald’s tranquilizou os clientes afirmando que está investigando a situação e realizando os reparos necessários, conforme relatado pela TVBS.
Entre os países afetados, o Japão possui a maior quantidade de lojas do McDonald’s, quase 3.000, seguido pelo Reino Unido, com quase 1.500 estabelecimentos, e pela Austrália, com pouco mais de 1.000.
Com informações de CNN