Um grupo de policiais militares (PMs) foi flagrado em vídeo imobilizando e respondendo a uma agressão injusta de uma foliã após uma festa de carnaval em São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, no domingo (11). O Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Oeste (CRPO FO) da Brigada Militar (BM) emitiu uma nota afirmando que já iniciou as providências necessárias para esclarecer os fatos e avaliar a conduta dos militares envolvidos. O posicionamento completo pode ser lido abaixo.
Policiais reagem após mulher puxar cabelo de PM e atirar copo de cerveja durante carnaval no RS pic.twitter.com/K2oYjt93ui
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) February 15, 2024
As imagens mostram três PMs se aproximando da mulher, enquanto outra pessoa que a acompanhava é conduzida por um quarto PM para outro local. A mulher então agarra uma policial pelos cabelos, desencadeando golpes de cassetete. Posteriormente, ela é controlada por uma das policiais e imobilizada no chão, enquanto outra integrante da polícia se aproxima.
Segundo a Polícia Civil, o incidente ocorreu na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade, após um homem – aquele que está sendo levado pela Brigada Militar para outro local no vídeo – provocar os policiais que estavam trabalhando para restabelecer o trânsito pós-festa de carnaval.
Ao abordar o homem, sua filha, identificada como a mulher no vídeo, teria atirado um copo de cerveja contra os PMs, desencadeando a confusão. A Polícia Civil informa que a mulher foi conduzida à delegacia, interrogada e liberada, ficando sujeita a acusações de lesão corporal, resistência e desacato. O registro de ocorrência indica que os policiais sofreram ferimentos leves, como arranhões.
Nota da Brigada Militar
“O Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Oeste (CRPO FO) comunica, em referência a atuação de policiais militares durante desordem no evento de Carnaval de São Borja, que já tomou conhecimento dos fatos e imediatamente iniciou os procedimentos atinentes.
A Corporação esclarece que, durante policiamento no evento, um indivíduo começou a incitar os demais presentes contra o policiais. O homem mantinha-se alterado e foi abordado. Em ato contínuo, a filha do indivíduo atirou cerveja contra os policiais e agrediu uma policial militar no rosto, momento em que foi contida e imobilizada pelos policiais. Os dois envolvidos foram conduzidos a delegacia.
Como a Instituição é dedicada à proteção e a segurança de toda a sociedade, a Brigada Militar reitera que já iniciou todas as providências necessárias para elucidar os fatos e analisar a conduta dos militares envolvidos”.
Com informações de G1