O Carnaval, infelizmente, é também um período com altos índices de furtos de aparelhos celulares e roubo de informações. As aglomerações nos blocos e a distração dos foliões em relação à inserção de senhas e conexão em redes públicas contribuem para essa estatística preocupante.
Dados obtidos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo revelam que apenas no período do Carnaval de 2023, o território paulista registrou 15.966 roubos e 14.687 furtos, totalizando 30.653 crimes. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de 8,97% e 19,67%, respectivamente.
No entanto, é possível curtir a folia com segurança. Aqui estão sete dicas para manter seus dados protegidos:
Cuidado com Redes Wi-Fi Públicas: Evite se conectar em redes Wi-Fi públicas, pois algumas delas podem ser usadas por cibercriminosos para capturar informações dos dispositivos conectados.
Verificações em Duas Etapas: Utilize verificações em duas etapas para adicionar uma camada extra de segurança ao acessar aplicativos. Isso requer um código enviado por SMS ou por apps de autenticação.
Senhas Privadas: Ao digitar senhas em máquinas de pagamento ou smartphones, evite que pessoas ao seu redor possam visualizar os códigos. Use métodos biométricos quando possível.
Ative Rastreadores: Mantenha ativados os rastreadores de localização do seu dispositivo. Isso facilitará a localização em caso de perda ou roubo.
Configuração de Pagamento por Aproximação: Adicione uma camada extra de segurança ao autorizar transações por aproximação, exigindo autenticação por biometria.
Modos de Segurança em Apps Bancários: Utilize recursos de segurança oferecidos por apps bancários, como o “Modo Rua”, que restringe operações a redes confiáveis.
Procedimentos em Caso de Roubo ou Furto: Em caso de roubo, faça o Boletim de Ocorrência, comunique a operadora para bloquear a linha, informe o banco sobre o roubo e altere senhas de e-mails e redes sociais. Utilize recursos para apagar dados e localizar o celular.
Seguindo essas dicas, é possível aproveitar o Carnaval com mais segurança em relação aos seus dados.
Com informações do TecMundo.