Um turista de 27 anos foi resgatado após passar cinco dias perdido em uma área de mata no Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga, no litoral de São Paulo. O homem, originário de Brasília, foi autuado em R$ 10 mil por descumprir as normas de entrada do parque, que exigem a presença de um monitor ambiental.
A Fundação Florestal, responsável pela gestão da área, informou que o turista se perdeu durante uma trilha em uma região de difícil acesso, localizada na serra da rodovia Mogi-Bertioga. Ele estava desaparecido desde a última quinta-feira (27).
Os bombeiros relataram que o turista entrou em contato com a corporação por volta das 18h de segunda-feira (29). Embora tenha fornecido coordenadas à equipe, não foi possível realizar um segundo contato.
Com base nas informações recebidas, o helicóptero Águia 12 realizou buscas na área e encontrou o homem na terça-feira (30). As equipes do Grupo de Busca e Salvamento foram infiltradas, e o turista foi retirado do local utilizando um guincho elétrico.
O turista, que apresentava uma leve torção no tornozelo, foi resgatado e levado ao Pronto-Socorro de Mogi das Cruzes. Além disso, ele receberá uma multa de R$ 10 mil devido ao acesso irregular e desacompanhado ao parque.
A Prefeitura de Bertioga destacou que a região tem enfrentado diversos incidentes envolvendo grupos de turistas que se aventuram em áreas preservadas e monitoradas. Na semana anterior, quatro pessoas foram resgatadas e autuadas por entrada irregular no parque.
Com informações G1