Foto: Richard POHLE / POOL / AFP
Monarca britânico foi diagnosticado com câncer e deve se afastar para tratamento da doença
O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (5/2) que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer. O tipo do tumor não foi revelado, tampouco o estágio ou prognósticos sobre a doença, no entanto, segundo o Palácio, o tratamento já começou e o rei deve ficar afastado.
Nesse ínterim, outros membros da família real, entre eles o príncipe William, herdeiro do trono, devem substituí-lo nas atividades que forem necessárias – enquanto o monarca mantém suas funções de chefe de Estado.
A última aparição pública de Charles III foi registrada no domingo, quando ele foi à missa em Sandringham. Na ocasião, ele acenou para os súditos. Em janeiro ele passou por uma cirurgia para tratar um inchaço na próstata que, segundo os médicos, era benigno.
Na ocasião, o monarca disse que decidiu tornar o problema público como modo de incentivar que homens busquem tratamento. Ele também declarou ter ficado contente com o aumento de buscas por diagnósticos da doença no Reino Unido. Charles III foi coroado em maio, oito meses após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que permaneceu mais de sete décadas no trono. (Com Estadão Conteúdo)