Em um cenário de acentuada elevação nos preços do gás de cozinha, um sopro de alívio sopra nas casas de Serra, no Espírito Santo. O programa Vale-Gás, que oferece um subsídio de R$ 100 bimestrais para a compra de gás, chega à região e beneficia mais de 800 famílias que se encontram na faixa da extrema pobreza.
Distribuição dos cartões de acesso
A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) deu início, nesta semana, à distribuição dos cartões de acesso ao programa. Para receber os cartões, os beneficiários devem comparecer a uma das quatro unidades bancárias em Serra, conforme a organização do Número de Identificação Social (NIS).
Quem tem direito ao Vale-Gás?
O acesso ao benefício do Vale-Gás Capixaba requer uma série de critérios. O responsável família deve cumprir algumas exigências como residir no Espírito Santo, estar cadastrado no Cadastro Único (com dados atualizados nos últimos 24 meses). Deve também ser beneficiário do Programa Bolsa Família com o benefício liberado, possuir renda familiar per capita igual ou inferior a R$ 218, além de ter pelo menos uma criança de até 6 anos na família. É importante ressaltar que não poderão receber o benefício aqueles que já são beneficiários do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros.
A verificação desses critérios pode ser realizada por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou pelo site da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, no menu “Vale Gás Capixaba”, usando o número do NIS.
Vale-Gás Capixaba x Auxílio Gás Nacional
É importante diferenciar o Vale-Gás Capixaba do Auxílio Gás Nacional. Este último mantém um calendário de pagamentos que se inicia nos últimos dez dias úteis de fevereiro. Fique atento a essa distinção!
Previsões para o Vale-Gás 2024
Em voga desde o governo Jair Bolsonaro e mantido pelo atual governo de Lula, o Vale-Gás 2024 ganhou atenção em 2023 quando, por meio de Medida Provisória, o valor do benefício passou a corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg, conforme a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Contudo, com a não renovação da medida, há expectativa de que o Vale-Gás 2024 retorne a pagar apenas 50% do valor do gás de cozinha.
Vale lembrar que a concedida é bimestral e que, após a última parcela paga em dezembro de 2023, a próxima só será disponibilizada em fevereiro de 2024. Durante esse período, os beneficiários podem realizar consultas individualizadas sobre sua situação em relação ao programa, utilizando apenas o número do CPF.
Em tempos de orçamentos apertados e gastos crescentes, a iniciativa de assistência social mostra-se fundamental para minimizar os efeitos da alta do preço do gás de cozinha, especialmente para as famílias de baixa renda. Para mais informações, os beneficiários podem entrar em contato com os canais de atendimento do Vale-Gás ou com a Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social.