Foto: Reprodução/Correio do Amazonas.
A Polícia Federal brasileira estará encarregada da segurança de Sofía Petro Alcocer, filha do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante sua estadia de cinco meses no Brasil para um intercâmbio estudantil. Sofía frequentará a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
O pedido foi feito pela embaixada colombiana e aprovado pelo Itamaraty. A permanência de Sofía está programada entre 26 de fevereiro e 2 de julho, e a Embaixada da Colômbia solicitou segurança desde sua chegada ao país, em 3 de fevereiro. A estudante viajou acompanhada de sua mãe, a primeira-dama Verónica Alcocer Garcia, que permaneceu no Brasil até 8 de fevereiro.
Durante esse período, ambas também receberam proteção do Estado brasileiro. Conforme apurado pela TV Globo, agentes de diferentes regiões do país serão designados para a escala de segurança dos cinco meses. Como a solicitação foi feita pouco antes da chegada das colombianas ao Brasil, a PF mobilizou agentes da capital paulista para os primeiros dias de operação.
O Itamaraty, em um documento obtido pela TV Globo, reconheceu que se trata de uma estadia “em caráter privado”. No entanto, ressaltou que não se pode ignorar os potenciais riscos e ameaças às visitantes. “É amplamente conhecido o cenário de violência persistente naquele país [Colômbia], contra o qual o presidente Petro tem buscado implementar uma nova estratégia de combate à violência. Isso pode ir de encontro aos interesses de atores ligados a organizações criminosas e grupos armados, incluindo paramilitares, o que poderia gerar riscos inerentes a um processo dessa natureza”, destaca o documento.
Com informações de O Liberal.