Foto: Jamile Ferraris / MJSP
Deputados contrários ao Executivo culpam governo Lula pela fuga inédita de presos em penitenciária no Rio Grande do Norte
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) afirmou que irá apresentar um requerimento de convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para dar explicações sobre a fuga de dois presos de uma penitenciária federal de segurança máxima em Mossoró (RN). Foi a primeira fuga em presídios federais desde a inauguração do atual sistema, em 2006.
O documento deve ser protocolado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. Caso o pedido seja votado e aprovado, Lewandowski será obrigado a comparecer ao colegiado, que é controlado por bolsonaristas.
“É inadmissível que fugas ocorram em presídios federais. O ministro Lewandowski precisa vir à Comissão de Segurança Pública prestar esclarecimentos sobre esse gravíssimo ocorrido”, disse Rodolfo Nogueira.
Outro oposicionista, o deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ) também afirmou “aguardar o novo ministro da Justiça e Segurança Pública para uma reunião”, afirmando que a fuga “entrou para a história negativamente”.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), afirmou nas redes sociais que irá “cobrar todas as informações a respeito e a imediata apuração sobre as gravíssimas fugas”.
O comando da Comissão de Segurança Pública deve mudar de mãos até março, quando acontecem novas eleições para as presidências dos colegiados na Câmara. Contudo, a oposição tem o controle da CSP como uma das prioridades na Casa.
O Tempo