O anúncio do cronograma de saques do PIS/PASEP para 2024 foi feito recentemente, marcando o início dos saques já em fevereiro. Em uma novidade, tanto a Caixa Econômica Federal quanto o Banco do Brasil usarão o mês de aniversário do trabalhador como referência para a ordem de saques.
O benefício do PIS (Programa de Integração Social) será depositado para os trabalhadores de empresas privadas na conta corrente da Caixa ou no Caixa Tem. Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) será pago aos servidores públicos através do Banco do Brasil, seja em uma conta corrente ou através da transferência via BB PASEP.
O período de saques se estenderá até o mês de agosto, porém o abono salarial ficará disponível para recebimento até dezembro de 2024.
Unificação do Calendário
A principal mudança em relação ao cronograma do último ano é a unificação do calendário de saques para os dois grupos de trabalhadores. O mesmo foi aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), órgão responsável por administrar os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Como Consultar os Saques
Os trabalhadores poderão verificar as informações referentes aos saques do PIS/PASEP 2024 a partir da próxima segunda-feira (5), com o lançamento do sistema do App Carteira de Trabalho Digital. Para isso, devem acessar o aplicativo, fazer login no Gov.br, selecionar a opção “Benefícios”, e depois “Abono salarial”. Em seguida, devem filtrar a busca pelo ano-base 2022 e confirmar.
Critérios para Receber
Para tem direito a receber o PIS/PASEP, o trabalhador deve ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano de 2022, com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e a empresa onde o beneficiário trabalha deve ter informado corretamente seus dados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).