O início da semana trouxe alívio para muitas famílias brasileiras. A partir de agora, mais de 5 milhões de famílias terão acesso ao pagamento bimestral do vale-gás nacional. A medida pretende atenuar o impacto da compra do botijão de gás de 13kg no orçamento familiar, e o benefício será oferecido junto ao auxílio do Bolsa Família.
Desde o ano passado, o valor do vale-gás cobre de forma integral a média de preço nacional para o botijão de 13 kg. Assim, a cada dois meses, as famílias elegíveis receberão o depósito na sua conta do Caixa Tem. Vale frisar que, o calendário de pagamentos é o mesmo do Bolsa Família.
Quando se inicia o pagamento do vale-gás?
Os pagamentos do vale-gás iniciarão na próxima sexta-feira, 16 de fevereiro, com previsão de término no dia 29 do mesmo mês. Durante esse período serão realizados depósitos referentes ao auxílio em dez dias úteis, seguindo o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) como referência.
É importante notar que o recebimento do Bolsa Família não garante automaticamente o acesso ao auxílio-gás. Apesar de ambos os programas serem pagos no mesmo dia, eles são independentes. O vale-gás é garantido ao cidadão que está inscrito no Cadastro Único e cuja família possua uma renda de até meio salário mínimo por pessoa.
Como é o Calendário de Pagamentos pelo NIS?
Confira em seguida o calendário de pagamento por meio do NIS:
- Número final do NIS 1 – 16 de fevereiro.
- Número final do NIS 2 – 19 de fevereiro.
- Número final do NIS 3 – 20 de fevereiro.
- Número final do NIS 4 – 21 de fevereiro.
- Número final do NIS 5 – 22 de fevereiro.
- Número final do NIS 6 – 23 de fevereiro.
- Número final do NIS 7 – 26 de fevereiro.
- Número final do NIS 8 – 27 de fevereiro.
- Número final do NIS 9 – 28 de fevereiro.
- Número final do NIS 0 – 29 de fevereiro.
Como verificar se vou receber o vale-gás?
As famílias podem verificar o recebimento do vale-gás para o mês de fevereiro através de quatro canais:
- App Bolsa Família – Fazendo login com o número do CPF;
- App Caixa Tem – Na opção “Extrato” e depois “Futuro”;
- Central de Atendimento Caixa – por meio do número 111;
- Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social – através do número 121.
Por fim, lembramos que, dadas as restrições orçamentárias e o aperto dadas as restrições dos últimos meses, nem todas as famílias serão aprovadas para o recebimento do benefício, o que reforça a importância de verificar os critérios de elegibilidade.