No zoológico de Kunming, na província de Yunnan, China, uma mulher tomou uma atitude inusitada ao pular no cercado dos macacos no último sábado (27/1). Ela tentava resgatar gatos que, segundo relatos, teriam sido alvo de comportamentos inadequados por parte dos símios, como “molestação” e tentativas de acasalamento.
As imagens mostram a mulher adentrando o recinto dos macacos, enquanto alguns visitantes tentavam impedir sua ação, afastando-a da grade de proteção. Outros observavam incrédulos a cena.
Em comunicado, a direção do zoológico confirmou que dois gatos foram resgatados da área conhecida como Montanha dos Macacos e levados para um local seguro dentro das instalações do próprio zoológico. Os felinos receberam tratamento no local e se recuperaram. Embora a administração assegure que não houve ferimentos nos gatos, relatos nas redes sociais contradizem essa informação.
De acordo com informações, os gatos haviam sido introduzidos no cercado dos macacos como parte de uma estratégia para combater uma infestação de ratos na área. Os vídeos que circularam uma semana antes mostravam os macacos aparentemente maltratando os gatos, com cenas de puxões, arrancamento de bigodes e comportamento sexual.
A ação da mulher forçou a administração do zoológico a tomar medidas imediatas. A explicação oficial indicou que em ocasiões anteriores, gatos já haviam sido colocados no cercado dos macacos sem registro de problemas semelhantes.
Com informações do jornal Extra.