• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Ministério das Comunicações nega pedido do PT de concessão pública para operar canal aberto de rádio e TV

Por Terra Brasil Notícias
03/fev/2024
Em Governo, Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Rerodução.

O Ministério das Comunicações recusou a solicitação do Partido dos Trabalhadores (PT) para obter um canal de televisão aberta e uma estação de rádio próprios. O pedido, apresentado em junho do ano anterior, estava sob análise ministerial desde então. A decisão de rejeição foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 26 de janeiro.

No requerimento, o PT argumentava que possuir um canal de comunicação próprio possibilitaria cumprir deveres constitucionais, legais e estatutários, proporcionando uma participação política mais abrangente. Alegava, ainda, a existência de 49 canais disponíveis e a ausência de restrições legais impedindo partidos políticos de operar concessões públicas de rádio e TV.

Leia Também

Ex-funcionário do Tesouro Americano diz que dinheiro sujo da Venezuela financiou campanhas da esquerda no Brasil

Bolsonaro busca aval de Moraes para se reunir com Valdemar

Trump ordena ação da CIA que pode provocar a queda de Maduro

O diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do ministério, Tawfic Awwad, baseou sua decisão em um parecer técnico. O documento destacou que não existem partidos políticos detentores de outorgas de rádio e TV, apontando a inexistência de processos licitatórios em andamento que permitiriam o deferimento do pedido.

O parecer ressaltou que, de acordo com a legislação, partidos políticos não estão incluídos entre as entidades autorizadas a prestar serviços de radiodifusão privada. Também destacou que a radiodifusão educativa e comunitária possui restrições específicas, e partidos políticos não estão entre as entidades autorizadas a operar nesses segmentos.

Em nota, o Ministério das Comunicações confirmou a recusa com base na legislação vigente, que não permite a posse de concessões públicas de canais de televisão e rádio por parte de partidos políticos. O parecer jurídico concluiu que os partidos não se enquadram nas categorias de entidades autorizadas a prestar serviços de radiodifusão privada, educativa ou comunitária.

Com informações do G1.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Qual o horário ideal para o jantar de quem busca emagrecer? Nutricionista responde

PRÓXIMO

O grave erro do MEC de Lula que abalou o psicólogo de milhares de brasileiros

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se