Foto: Reprodução.
A Mastercard revelou a implementação de sua nova inteligência artificial (IA) generativa, denominada Decision Intelligence Pro, com o objetivo de fortalecer a detecção e eliminação de transações fraudulentas em parceria com milhares de bancos em sua rede global.
O Decision Intelligence Pro possibilita que os bancos avaliem de maneira mais eficaz transações suspeitas em tempo real, determinando sua legitimidade. Ajay Bhalla, presidente da unidade de negócios de cibersegurança e inteligência da Mastercard, destacou que a solução de IA foi desenvolvida internamente pelas equipes de cibersegurança e antifraude da empresa.
O algoritmo da Mastercard é alimentado com dados provenientes de aproximadamente 125 bilhões de transações anuais em sua rede de cartões, permitindo que a IA compreenda as relações entre comerciantes e antecipe possíveis transações fraudulentas.
O funcionamento do algoritmo se baseia no histórico de visitas do titular do cartão para determinar se o local da transação é condizente com os padrões de comportamento do cliente. O algoritmo cria “caminhos” na rede da Mastercard, semelhantes a um radar de detecção de calor, resultando em uma pontuação que indica a probabilidade de legitimidade da transação. Todo esse processo ocorre em apenas 50 milissegundos.
Ajay Bhalla afirmou que a nova tecnologia pode elevar as taxas de detecção de fraudes em 20% para as instituições financeiras, podendo alcançar melhorias significativas de até 300% em determinados casos.
A Mastercard informou que investiu mais de US$ 7 bilhões em cibersegurança e tecnologias de IA nos últimos cinco anos.
Com informações da Exame.