O líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Pastor Silas Malafaia, desafiou os críticos de seu discurso durante um ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro no domingo (25 de fevereiro de 2024). Em declarações feitas na segunda-feira (26 de fevereiro de 2024), ele instou os detratores a comprovarem a ocorrência de qualquer ataque “de forma gratuita” ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes, alegando que apenas apresentou “fatos verdadeiros”.
Discurso de Malafaia, na íntegra. Foi contundente, verdadeiro e expôs todas as verdades sobre o Brasil. Coragem e verdade. Vale a pena guardar para a posteridade, fará parte da nossa história. pic.twitter.com/TjxvZtl15U
— Luciano Giuseppe (@LucianoGiusepp4) February 26, 2024
Durante a manifestação na Avenida Paulista, Malafaia dirigiu críticas às atuações do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacando que o Judiciário estaria engendrando uma “engenharia do mal” para prender o ex-presidente. Aliados de Bolsonaro expressaram preocupação, avaliando que o discurso ultrapassou os limites e prejudicou a imagem do evento. Vale ressaltar que Malafaia foi encarregado de coordenar e liderar a organização do ato.
“Eu desafio qualquer um a dizer qual é a fake news, qual é a mentira e qual é o ataque. Falar a verdade, para muitos da imprensa, é ataque. Só mostrei fatos e falei a verdade”, declarou o pastor.
Malafaia disse que apesar do “nível moral” e do “fundo do poço que alguns jornalistas chegaram”, o ato em favor de Bolsonaro foi “simplesmente sensacional, com 750 mil pessoas” –número de manifestantes estimados pela Polícia Militar de São Paulo. Uma contagem deste jornal digital, contudo, estima que de 300 mil a 350 mil pessoas compareceram à av. Paulista durante todo o protesto.
“Sempre tem alguém da imprensa com a sua narrativa maligna. […] Mas o ato foi espetacular. E eu tributo à minha fé a Deus e à sua glória”, afirmou o líder religioso.
Com informações de Poder 360