Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua convicção de que os eventos de 8 de janeiro não teriam ocorrido sem a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que acredita que Bolsonaro “participou da construção dessa tentativa de golpe”.
Após operação da PF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-ministros e ex-assessores dele, nesta quinta-feira (8), o presidente Lula (PT) disse à Itatiaia que quer que Bolsonaro “tenha a presunção de inocência que eu não tive” #CNNNovoDia pic.twitter.com/apFsNLT8z7
— CNN Brasil (@CNNBrasil) February 8, 2024
Indagado sobre o possível envolvimento de Bolsonaro, Lula declarou:
— Olha, eu não sei, eu acho que não teria acontecido sem ele.
A Polícia Federal conduz hoje uma operação para investigar uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e na subversão do Estado Democrático de Direito, visando obter vantagens políticas para a permanência de Jair Bolsonaro no poder.
Entre os alvos de mandados de busca e apreensão estão aliados do ex-presidente, como Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Valdemar Costa Neto, Almir Garnier e Tercio Arnaud.
Conforme a colunista do GLOBO, Malu Gaspar, o ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos alvos da operação. Segundo fontes da PF, Bolsonaro, intimado em sua residência em Angra dos Reis nesta manhã, está proibido de manter contato com os demais investigados, inclusive por meio de advogados, e também está impedido de deixar o país. Os agentes da PF receberam a determinação do Ministro do Supremo Alexandre de Moraes, relator dos casos relacionados ao 8 de janeiro, para recolher os passaportes de Bolsonaro.
Com informações de O Globo