Foto: Pixabay
Um engenheiro mecânico de 23 anos, que mora em Shenzhen, na China, foi realizar uma cirurgia dentária de rotina e acabou sofrendo uma hemorragia cerebral fatal.
Segundo o jornal hong-konguês Dimsum Daily, o jovem, chamado Wang Aoji, faleceu após complicações decorrentes da extração dos dentes sisos no Hospital Popular de Kuichong, no distrito de Dapeng, em Shenzhen.
Wang procurou atendimento odontológico após ficar dois meses com os dentes sisos doloridos e inflamados. Apesar de não ter histórico de hipertensão, doença cardíaca ou diabetes, o jovem chinês sofreu um colapso repentino enquanto era submetido a uma radiografia panorâmica após a extração dos dentes.
Ele foi imediatamente atendido pela equipe médica, que administrou glicose e oxigênio. Depois que recuperou a consciência, o paciente revelou ter histórico de episódios de desmaios, revela o jornal hong-konguês.
A saúde de Wang Aoji começou a se deteriorar rapidamente. Ele vomitou e teve convulsões enquanto estava a caminho do pronto-socorro, onde, após uma tomografia computadorizada, foi diagnosticada a hemorragia intracraniana.
De acordo com o Dimsum Daily, o engenheiro mecânico fez uma cirurgia urgente de craniotomia, que durou cerca de duas horas, mas os médicos acabaram declarando a morte cerebral. Wang permaneceu em coma por 14 dias até sua morte, em 12 de agosto do ano passado.
O relatório da necropsia concluiu que a disfunção do sistema nervoso central e a eventual falência múltipla de órgãos eram consistentes com hemorragia intracraniana espontânea após a cirurgia dentária.
O Comitê de Mediação Pública do Centro Harmonioso de Coordenação de Relacionamento Médico-Paciente de Shenzhen, citado pelo jornal hong-konguês, determinou que não havia nexo causal direto entre a cirurgia dentária e a morte de Wang Aoji. No entanto, a família do engenheiro mecânico suspeitou que houve negligência médica. Eles haviam solicitado uma indenização de 1,8 milhão de yuans (R$ 1,26 milhão), mas o hospital teria concordado em pagar 600.000 yuans (R$ 420.000).
O caso continua sendo investigado pelas autoridades de saúde de Shenzhen, para determinar se houve violação dos padrões médicos e para garantir que tais tragédias não se repitam, revela o Dimsum Daily.
Com informações do site Trends BR