Foto: Reprodução/Reggae Agenda.
Aston Barrett, o renomado baixista da lendária banda de reggae ‘Bob Marley and the Wailers’, faleceu neste sábado aos 77 anos, no Hospital da Universidade de Miami, na Flórida, Estados Unidos. Conhecido como “Family Man”, o músico nasceu em 1946 e cresceu na capital jamaicana, Kingston.
A triste notícia foi anunciada por Aston Barrett Jr, filho do baixista, por meio das redes sociais, revelando que seu pai sucumbiu “após uma longa batalha médica”. Family Man se aposentou da música em 2019 e, no ano seguinte, foi honrado como o baixista número um pela revista Bass Player, sendo reconhecido entre os “20 baixistas lendários que moldaram o som do baixo elétrico”.
Em uma entrevista à mesma revista em 2007, ele compartilhou: “Já toquei antes de Bob, com Bob e depois de Bob, e ao longo do caminho criei um conceito totalmente novo de tocar baixo. Isso é apenas minha coisa. Esse é o meu destino”.
Aston Barrett Jr prestou uma emocionante homenagem ao seu pai nas redes sociais, escrevendo: “Esta manhã, o mundo perdeu não apenas um músico icônico e a espinha dorsal dos Wailers, mas um ser humano notável cujo legado é tão imenso quanto o seu talento. Nossa família pede privacidade durante este momento desafiador, pois as palavras não podem expressar nossa profunda perda. Aston Barrett foi o baixista original de Bob Marley and the Wailers, um pioneiro, um mentor e, o mais importante, um verdadeiro homem de família”.
Ele continuou: “A música de Aston trouxe alegria a milhões de pessoas e sua influência no reggae é incomensurável. Ele era um homem de poucas palavras, mas suas palavras carregavam sabedoria, bondade e amor. Suas linhas de baixo não foram apenas a base da música dos Wailers, mas a pulsação de um gênero que tocou corações em todo o mundo. Descanse em paz, Familyman. Seu legado viverá para sempre em nossos corações e através da música que você nos deixou. Nós amamos você e sentiremos profundamente sua falta”.
A notícia do falecimento de Barrett surge menos de duas semanas antes do lançamento de ‘Bob Marley: One Love’, a cinebiografia de Marley, na qual Barrett será interpretado por seu filho, Aston Barrett Jr.
Com informações de O Globo.