O Benefício de Prestação Continuada (BPC), distribuído pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), agora permite a consulta de saldo via CPF. A nova funcionalidade pretende facilitar o acesso dos beneficiários, que são idosos e pessoas com deficiência, às informações sobre o valor disponível para saque, a data do depósito, e quaisquer descontos eventuais.
Como acessar o saldo do seu BPC
A opção para consulta do saldo está disponível tanto no aplicativo quanto no site do MEU INSS. No painel de controle, os usuários devem selecionar a opção “Extrato de Pagamentos”. As informações são atualizadas dois dias úteis antes do início dos depósitos.
Além do site e do aplicativo do INSS, os beneficiários também podem consultar o saldo do BPC por meio do aplicativo do banco onde recebem o benefício.
BPC recebe reajuste de 6,97% em 2024
Neste ano, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) recebeu um reajuste de 6,97%, em alinhamento com o reajuste anual do salário mínimo. Com o aumento, a partir de janeiro, os beneficiários do BPC passaram a receber um total de R$ 1.412,00.
É importante ressaltar que, ao contrário da maioria dos outros benefícios, os beneficiários do BPC não são elegíveis para receber o 13º salário e não deixam pensão por morte para dependentes.
Calendário de pagamento do BPC em fevereiro
Os inscritos no BPC também têm o direito de solicitar empréstimo consignado, podendo comprometer até 35% do valor do benefício para o pagamento do crédito. O calendário de pagamentos do BPC é definido com base no último número do benefício, que pode ser consultado no aplicativo MEU INSS e é impresso no cartão de saque entregue aos beneficiários.
Confira as datas de pagamento de fevereiro:
- Final 1: 23 de fevereiro;
- Final 2: 26 de fevereiro;
- Final 3: 27 de fevereiro;
- Final 4: 28 de fevereiro;
- Final 5: 29 de fevereiro;
- Final 6: 1 de março;
- Final 7: 4 de março;
- Final 8: 5 de março;
- Final 9: 6 de março;
- Final 0: 7 de março.