Em comunicado feito na última sexta-feira, dia 2 de julho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assegurou que os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração não serão suspensos mesmo que estes não consigam realizar a prova de vida de forma presencial.
Todos receberão visita do INSS para comprovação de vida, diz Instituto
O Instituto afirmou que fará uma “busca ativa” para localizar aqueles que não foram encontrados na base de dados durante o processo de cruzamento das informações para a prova de vida. Destacou-se que “O próprio INSS fará a busca ativa, o segurado não precisa se deslocar ao banco onde recebe o pagamento ou a uma agência da Previdência”.
Comunicação gerou grande procura por atendimento
O grande volume de procura por atendimento nas agências do INSS decorreu de um comunicado que foi enviado pelos canais de comunicação do Instituto e pela rede bancária para aproximadamente 2,9 milhões de segurados, nascidos em janeiro e fevereiro, que não tiveram suas informações validadas durante o processo de cruzamento de dados.
Convocação para 4,3 milhões de beneficiários
No total, mais de 4,3 milhões de beneficiários foram convocados pelo INSS para realizar a prova de vida anualmente. Esse processo vem sendo feito através do aplicativo “Meu INSS”, pelo uso da Central 135 e/ou por meio de notificações bancárias.
Formas para realizar a prova de vida
Existem diversas maneiras de realizar a prova de vida, que vão desde a realização presencial – o que é raro nas unidades do INSS – até procedimentos online, como agendamento via aplicativo “Meu INSS” ou conclusão da prova nos terminais de autoatendimento dos bancos, através da biometria.
Bloqueio do benefício e como realizar a prova
Os cidadãos devem estar cientes de que, caso a prova de vida não seja efetuada, pode ocorrer o bloqueio do benefício. Contudo, o segurado pode realizar a prova de vida por meio do aplicativo ou do site Meu INSS, nos pontos de atendimento bancário ou até mesmo em uma agência do INSS.
Procedimento para servidores públicos federais e pensionistas da União
A prova de vida para servidores públicos federais aposentados e pensionistas da União segue o mesmo procedimento dos segurados do INSS. Ela é realizada somente através dos aplicativos sougov.br e gov.br, ou ainda na agência bancária na qual o pagamento do benefício é realizado.
Este é um passo importante no processo para receber benefícios e garantir a regularidade do sistema previdenciário.